Página inicial > Institucional > Notícias > Inauguração de Cmei cria mais 150 vagas na Educação Infantil

Inauguração de Cmei cria mais 150 vagas na Educação Infantil

Criado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h40 | Publicado: Quinta, 04 de Abril de 2019, 15h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Nova unidade situada no Jardim América foi inaugurada pelo prefeito Iris Rezende, que anunciou a entrega de mais Cmeis até o fim deste ano

cobertura jp1Goiânia ganhou nesta quinta-feira, 4, mais um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei). Com capacidade para receber 150 crianças de dois a cinco anos de idade, a unidade situada no Jardim América foi entregue pelo prefeito Iris Rezende.

Iris visitou as instalações do Cmei que antes atendia alunos do Ensino Fundamental, que, por serem em baixo número, foram transferidos para unidades próximas sem prejuízo no atendimento.

”Tudo começa nesta fase. Para mim é prioridade valorizar a educação infantil, daqui formamos cidadãos de bem”, disse o prefeito. Durante a entrega, Iris destacou ainda que até o fim da sua administração novas unidades de Educação Infantil serão entregues. “Entregaremos mais Cmeis como este. Aqui está o nosso futuro, valorizá-lo sempre será o nosso objetivo”.

Com as adaptações, o Cmei João Paulo I foi dotado de ampla estrutura adequada para a idade dos educandos, com instalação de vaso infantil, adequação de lavatórios, proteção das tomadas, troca do mobiliário das salas de aula, entre outras mudanças.

A diretora do Cmei, Nara Cristina Guimarães, ressalta a participação e compromisso dos profissionais da unidade, a colaboração da equipe da SME e de toda comunidade para essa nova etapa da instituição. “Esse nosso empenho é reflexo do compromisso do prefeito Iris Rezende com a Educação Infantil em Goiânia”, declarou. O Cmei atende em período integral, sendo 10 horas diárias, durante as quais são servidas cinco refeições. As crianças recebem cuidados com a higiene, participam de atividades lúdicas e pedagógicas que preparam esses alunos para a escola no futuro.

A autônoma Keite Marques falou da importância da transformação da escola em Cmei. A filha Maisha, do agrupamento de 5 anos, já estudava na escola em meio período. “Foi maravilhoso ter a vaga para ela ficar o período integral, assim, posso trabalhar o dia todo mais tranquila, sabendo que ela está sendo bem cuidada, alimentada e se inteirando com outras crianças, já que ela ficava muito sozinha”, disse.

Projeto Secretário na Escola
Durante a inauguração, também foi realizado a sétima edição do Projeto Secretário na Escola, que busca atender as necessidades da região, além da unidade, outras quatro foram atendidas no mesmo lugar. O intuito é, em conjunto com professores, funcionários, pais e alunos, traçar soluções para aprimorar a organização e funcionamento pedagógico das instituições.

“É possível, sim, fazer uma educação de qualidade. Quero agradecer à nossa equipe de servidores que não mede esforços para levar Goiânia num patamar acima de muitas cidades no Brasil. É interessante dizer que nesse mês outras nove inaugurações acontecerão, no sentido de colocar outras 1840 novas vagas à disposição da comunidade. É a concretização de um planejamento de 2017 e estamos colhendo os frutos, levando para a comunidade aquilo que prometemos”, afirmou o secretário municipal de Educação, Marcelo Costa.

O projeto é uma proposta que visa compartilhar e aproximar a organização administrativa da SME das unidades da rede municipal de educação de Goiânia. Semanalmente, o ambiente educacional é foco de atuação do secretário ao deslocar funcionários e estrutura necessária para realizar suas atividades direto da unidade.

Diego Reis, da Diretoria de Jornalismo, e Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte
Fotos: Jackson Rodrigues