Página inicial > Institucional > Notícias > Rede Municipal amplia ensino de robótica nas escolas

Rede Municipal amplia ensino de robótica nas escolas

Criado: Quinta, 21 de Março de 2019, 10h52 | Publicado: Quinta, 21 de Março de 2019, 10h52 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa visa estimular o interesse pela robótica e a importância do ensino multidisciplinar

RobóticaO Makers é um projeto de robótica em parceria da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Tecnologia (Sedetec), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Instituto Federal de Goiás (IFG) que objetiva capacitar e oferecer suporte aos professores da rede municipal de ensino na inserção de atividades robóticas nas escolas. A tecnologia consegue interagir com as outras disciplinas, conforme o professor desejar, seja Matemática, Geografia, Física, Ciências, entre outras.

A primeira ação de 2019 será a formação de 32 professores efetivos de diferentes escolas da rede municipal, do Núcleo de Tecnologia Educacional, do departamento pedagógico que se interessam em trabalhar nessa área. A formação começa nesta quinta-feira, 21, e o curso acontecerá em cinco encontros de quatro horas cada, uma vez por semana, no turno vespertino no IFG, Campus Goiânia, ministrado pelo professor Cláudio Fleury, do IFG, e pela equipe do Pequi Mecânico, da UFG.

Nesse primeiro momento, 14 escolas serão contempladas pelo projeto, a partir de abril, logo após a preparação dos professores. No encerramento do semestre haverá entre as equipes formadas uma competição com o intuito de preparar os alunos da rede municipal para futuras competições da área, como a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), por exemplo. Os alunos se interessam pela tecnologia e com as parcerias formadas é possível levá-los a novos conhecimentos e estimular o pensamento crítico e criativo para a vida escolar e profissional no futuro.

Robótica na SME
A robótica criativa já está presente em escolas da rede e a SME tem como objetivo expandir ao máximo para que mais alunos tenham acesso a esse conhecimento que vem ganhando espaço no mercado atual. Em busca de desenvolver conhecimentos básicos de mecânica, cinemática, hidráulica, informática e inteligência artificial, são utilizados recursos pedagógicos para que se estabeleça um ambiente escolar agradável.

Assunto: Rede Municipal amplia ensino de robótica nas escolas
Local: IFG – Campus Goiânia