Página inicial > Institucional > Notícias > Dirigentes municipais discutem políticas públicas educacionais e regimes de colaboração no 10º Fórum Estadual Ordinário da Undime Goiás

Criado: Sexta, 15 de Março de 2019, 12h13 | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 12h13 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento foi realizado nos dias 14 e 15 de março e contou com a participação de representantes de todos os municípios do estado de Goiás

forum undimeNesta quinta e sexta-feira, 14 e 15, foi realizado o 10º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação – Goiás, no K Hotel, em Goiânia. O evento reuniu representantes das 246 cidades do Estado de Goiás e teve como temas centrais as políticas públicas educacionais e o regime de colaboração entre municípios e estado.

No primeiro dia, a programação começou com a mesa redonda “Regime de colaboração: caminhos para execução das políticas públicas educacionais”, que teve como mediador o professor Marcelo Costa, presidente da Undime Goiás, Undime Centro-Oeste e secretário municipal de Educação e Esporte de Goiânia. Durante o período matutino, o debate seguiu com a temática de implementação dos currículos nos municípios goianos.

Além de mesas redondas, o primeiro dia do Fórum contou com oficinas temáticas acerca de planejamento estratégico para educação inovadora, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para Educação Infantil e Anos Inciais do Ensino Fundamental e Sistema de Gestão de Prestação de Contas, como fazer registro e acompanhamento.

A programação do segundo dia foi aberta com a mesa redonda “Seduc e Undime Goiás: diálogos de cooperação intergovernamental”, na qual debateram o presidente da Undime Goiás, professor Marcelo Costa, e a secretário de Estado da Educação de Goiás, professora Fátima Gavioli. No debate, foi firmado o compromisso entre as instituições de estreitar a intensificar o regime de colaboração no estado, a fim de construir uma educação de qualidade para a população.

“Pensamos esse Fórum com dois grandes pilares, que são grandes discussões em nível nacional: a BNCC e o regime de colaboração. Essa construção é muito importante, pois o avançar da Educação não depende só do município. Chamamos a secretária estadual de Educação para que pudéssemos dizer em público a parceria que existe entre Estado e a Undime”, explicou Marcelo Costa. Dentro da mesa redonda, os dirigentes anunciaram a implantação da municipalização do 1º ao 5º ano, passando de forma gradual da tutela do Estado para a tutela do Município.

A programação seguiu com uma palestra de orientação sobre a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, especificando o regulamento e as etapas de realização em cada município; palestra sobre o financiamento da Educação Básica, com tratativas de legislação, recursos, investimentos e o novo Fundeb e uma palestra sobre o PPP, Projeto Político Pedagógico – do diagnóstico ao plano de ação. Antes do encerramento, em assembleia destinada à definição do próximo titular, o professor Marcelo Costa foi reeleito presidente da Undime-GO.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Laís Borges