Página inicial > Institucional > Notícias > Secretário de Educação e Esporte preside abertura do 10º Fórum Undime Goiás

Secretário de Educação e Esporte preside abertura do 10º Fórum Undime Goiás

Criado: Sexta, 15 de Março de 2019, 08h43 | Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 08h43 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Evento reúne Dirigentes Municipais de Educação e membros de equipes técnicas para debater políticas públicas educacionais

IMG 1217O secretário de Educação e Esporte de Goiânia, Professor Marcelo Costa, presidiu, na manhã desta quinta-feira, 14, a abertura do 10º Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Goiás (Undime-GO). Realizado no K Hotel, o encontro tem o objetivo de discutir as políticas públicas aplicadas na Educação do estado e é voltado para dirigentes municipais e equipes técnicas.

Neste ano, o 10º Fórum Undime-Go traz o tema “Políticas Públicas Educacionais e o Regime de Colaboração - Perspectivas para a Gestão da Educação nos Municípios Goianos". Marcelo Costa foi anfi da solenidade de abertura em mesa composta por Roberto Coutinho, do Tribunal de Contas do Município (TCM); Rafael Machado de Oliveira, promotor de Justiça do Ministério Público de Goiás (MP-GO); Haroldo Naves Soares, presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM); Jesiel Simplício da Silva, presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Goiás (UNCME-GO); Flávio Roberto de Castro, do Conselho Estadual de Educação; e, Giselle Pereira Campos Faria, representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC).

Na ocasião, o titular da Educação goianiense frisou a importância do compartilhamento de demandas, soluções e experiências entre os dirigentes educacionais, envolvendo os órgãos e federações. Ele destacou que o papel da Undime é, justamente, “criar ferramentas para que os secretários municipais possam realizar seu trabalho de maneira mais fácil, utilizando os recursos de forma eficiente em busca da educação de qualidade”. Cumprimentando os componentes da mesa, Marcelo Costa elogiou o trabalho das instituições que representam, especialmente na modernização dos processos relacionados à Educação, proporcionando eficiência e transparência.

Outro ponto frisado pelo presidente da Undime-GO foi a necessidade de atuação conjunta entre gestores e órgãos de controle, sempre prezando pela construção de um processo educacional mais forte. Ademais, pontuou a diferença entre a vontade e capacidade técnica do gestor, justificando as diretrizes traçadas pelo Plano Nacional de Educação no que diz respeito a metas estabelecidas quanto à aplicação de políticas educacionais. "Cada parâmetro é para que o gestor tenha uma ideia da possibilidade de direcionamento de recursos", ressaltou, lembrando os trâmites legais para qualquer obra ou aplicação de verbas recebidas por fundos governamentais. Daí, a importância do planejamento e responsabilidade, sempre visando firmar educação de qualidade.

Após a abertura, o professor Marcelo Costa mediou mesa redonda sobre o Regime de colaboração: caminhos para execução das políticas públicas educacionais.

10º Fórum Undime

Além da mesa redonda mediada pelo presidente da instituição, o 10º Fórum segue com programação ate a tarde desta sexta-feira, 15, tendo como mote assuntos relacionados À Educação. Entre os principais temas discutidos no evento, estão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujos documentos começaram a ser reescritos em fevereiro.

Marcelo Costa acredita que “o evento corrobora com o cumprimento da missão institucional de articular, mobilizar e integrar os Dirigentes Municipais de Educação para construir e defender a Educação Pública com qualidade social, enquanto parceiros apoiadores e sinalizadores de soluções para trilhar caminhos efetivos e produtivos na administração das políticas públicas educacionais".