Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas da rede municipal mostram que merenda boa é merenda saudável!

Escolas da rede municipal mostram que merenda boa é merenda saudável!

Criado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h23 | Publicado: Sexta, 01 de Março de 2019, 14h23 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Unidades desenvolvem projetos sobre sustentabilidade e boas práticas alimentares envolvendo toda a comunidade escolar

Alimentação Saudável 5A preocupação com o que é servido como merenda para crianças em idade escolar é unânime entre os gestores educacionais. Problemas de saúde, como altos índices de colesterol e obesidade são, por vezes, causados por excessos cometidos na hora do lanche. Neste contexto, escolas da rede municipal de Goiânia desenvolvem projetos que mostram que é possível, sim, comer bem na escola e, de quebra, envolver toda a comunidade.

A Escola Municipal Dom Fernando é um exemplo claro de como sustentabilidade e alimentação saudável caminham juntos. Com uma área aproximada a 9 mil m², a unidade comporta horta e pomar cuidados por alunos, professores e servidores da escola. A diretora, Juliana Teles, conta que o projeto foi iniciado em 2017 e contava com a participação de dois educadores. “Agora, todos os professores participam das atividades, com todas as turmas”, comemora.

As ações desenvolvidas pela E.M. Dom Fernando fazem parte do Projeto Sustentabilidade, cujos pilares são a reciclagem, paisagismo, horta e combate ao mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é inserir, nos educandos, a consciência da preservação e cuidado com o meio ambiente. Juliana explica que o trabalho de conscientização é desenvolvido a partir de atividades que envolvem paisagismo, estética e espaços hortaliço-herbáreos.

Com o apoio do material fornecido pelo projeto Horta Escolar, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), professores e alunos plantam legumes e hortaliças que são usados na alimentação das crianças. Mas, a produção é tanta que os estudantes acabam levando parte dela para casa, disseminando os hábitos da boa alimentação entre os familiares. Aliás, a participação deles no projeto é significativa.

Alimentação Saudável 1

“Nós fizemos uma festa na qual a comunidade veio plantar mudas de árvores frutíferas conosco”, lembra Juliana, frisando a adesão externa da comunidade ao projeto. As mudas se juntaram àquelas já existentes no vasto espaço da escola, incluindo mamão, limão, acerola, entre outras variedades. Mas, a Dom Fernando não está sozinha na luta pela alimentação saudável na escola! Outras unidades também fazem bonito, entre elas, a E.M. Georgeta Rivalino Duarte!

Alimentação Saudável 1

A unidade também faz parte do projeto Horta Escolar, cuja produção é revertida para uso na merenda dos educandos. As turmas se envolvem no plantio e cuidado com as mudas, como alface e couve, sempre acompanhados pelo professor responsável. Quanto ao lanche, as crianças têm acesso a um cardápio variado e equilibrado, que inclui saladas, carnes, arroz, feijão e bolos, tudo produzido na escola.

Projeto Horta Escolar

O Projeto Horta Escolar é uma iniciativa da SME que tem, como principal objetivo, incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de legumes e hortaliças orgânicas. As ações para 2019 iniciaram em 18 de fevereiro e contam com 249 instituições cadastradas, entre escolas municipais, CMEI, unidades de ensino conveniadas com o município e entidades diversas.

A E.M. Olegário Moreira Borges é uma das unidades da rede que participa do projeto com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos alunos. A escola tem o entendimento de que é possível promover a educação por meio da horta escolar, incorporando uma dieta nutritiva, saudável e sustentável, sob o ponto de vista ambiental.

As atividades desenvolvidas na escola englobam educação alimentar e ambiental, tendo a horta como objeto interdisciplinar, integrando temas sobre saúde, nutrição e meio ambiente. Mais informações sobre o projeto podem ser acompanhadas pelo blog: https://projetohortaescolardasmegoiania.blogspot.com/

Texto: Luciana Gomides