Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas e Cmeis expõem trabalhos em painéis murais e ampliam elo com famílias

Escolas e Cmeis expõem trabalhos em painéis murais e ampliam elo com famílias

Criado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h18 | Publicado: Quinta, 28 de Fevereiro de 2019, 15h18 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Rede municipal de Educação usa recurso citado na Documentação Pedagógica de 2019 e valoriza atividades realizadas com as crianças em sala de aula

paineis familiasUma das propostas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) está relacionada à necessidade de socializar o trabalho e as produções realizadas com as crianças nas escolas e centros municipais de Educação Infantil da Capital. Os painéis murais vem sendo utilizados por profissionais e são dispostos nos vários espaços da instituição. A intenção é que as unidades criem estratégias para o acompanhamento e registros das aprendizagens alcançadas nos cuidados e na educação de crianças de 0 a 5 anos.

De acordo com a Documentação Pedagógica de 2019, o painel mural é um espaço no qual são apresentadas fotos e produções autorais para compartilhar os principais aspectos vividos pelas crianças, como, por exemplo, o cotidiano com os pais, os registros de aprendizado feitos em grupos ou individualmente. A produção compreende a realidade das crianças e deve conter, dentre outras coisas, o título e um texto breve explicando o trabalho realizado. É importante que os alunos participem de todo este processo, até a montagem do painel.

Na Escola Municipal Getulino Artiaga, a professora Renata Miranda explica que, desde os primeiros dias de aula, vem trabalhando a identidade de cada aluno. “Construímos um mural com o objetivo de conhecermos os próprios gostos, preferências, habilidades e limites. As crianças se divertiram e gostaram de realizar a atividade. Fizeram o contorno do colega, um ajudou ao outro, usaram suas cores preferidas para colorir e os pais também participaram respondendo uma pequisa sobre a preferência dos filhos,” detalha.

Outra unidade que está gostando dos resultados dessa proposta é o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Goiânia Viva. Para a coordenadora pedagógica Kênia Vieira, está sendo uma experiência muito boa e com participação constante das famílias, valorizando as atividades realizadas pelas crianças. São utilizados vários espaços da unidade e os trabalhos ficam expostos em caixas, sombrinhas, bambolês e são renovados a cada quinze dias, completou Kênia.

Segundo a gerente da Educação Infantil da SME, Eneida Amorim, a rede está começando o processo de implementação da Documentação Pedagógica, sendo que o painel mural é uma delas e cumpre a importante função de tornar público o trabalho realizado na Educação Infantil. “O trabalho inicia ao socializar a ação pedagógica realizada e o percurso de aprendizagem das crianças, tanto entre elas, quanto com outros profissionais da instituição, bem como com as famílias”, conclui.

Adriene Bastos, da editoria de Educação e Esporte