Página inicial > Institucional > Notícias > Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção de doenças

Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção de doenças

Criado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h46 | Publicado: Quarta, 27 de Fevereiro de 2019, 13h46 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Programa é desenvolvido pelas secretarias de Educação e Saúde para orientar alunos sobre vários temas

435234694444444A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desenvolve por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) 12 tipos de ações de prevenção e conscientização nas unidades educacionais da rede municipal. Nesta quinta-feira, 28, a Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista, no setor Estrela Dalva, a partir das 14h, vai receber o atendimento para 68 alunos. Serão assistidas pelo programa 154 instituições, todas elas vão receber os serviços ao longo do ano.

Nesta ação, uma equipe da saúde vai até a unidade para realizar avaliação vacinal (HPV e Meningite), roda de conversa sobre alimentação saudável, prevenção ao álcool e outras drogas, avaliação clínica e antropocêntrica dos educandos, saúde bucal. O Ministério da Saúde considera de fundamental importância a participação das escolas para reforçar a adesão das crianças à vacinação, com objetivo de redução do câncer de colo de útero e a proteção direta e indireta da meningite C.

No cronograma do PSE, há ações desenvolvidas pela SME em que levam à promoção da saúde nas instituições, tais como: avaliação do cartão vacinal dos estudantes, alimentação saudável, incentivo das atividades físicas e do lazer nas escolas, ações de combate ao Aedes aegypti, saúde bucal, saúde ocular, saúde auditiva, prevenção de violências e acidentes, cultura de paz, cidadania e direitos humanos, direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Palestra e marchinhas contra dengue
Nesta quarta-feira, 26, a unidade atendida foi a Escola Municipal Brice Francisco Cordeiro, a primeira ação realizada foi o combate a dengue, com palestra direcionada aos alunos e um tour pela escola em busca de possíveis focos e orientação de como prevenir e combater o mosquito.

Para fechar a semana, a coordenadora pedagógica Elienes Maciel informou que na sexta-feira, 1, terá uma comemoração temática de carnaval, na qual professores e alunos fazem paródias das marchinhas de carnaval, com tema de combate a dengue, numa forma pedagógica de finalizar as ações em ritmo de festa, concluiu.

Serviço
Assunto: Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção e conscientização de doenças
Local: Escola Municipal Marcos Antônio Dias Batista
Data/ Hora: 28 de fevereiro, 14h