Página inicial > Institucional > Notícias > SME participa da 95ª edição do Balanço Geral nos Bairros

SME participa da 95ª edição do Balanço Geral nos Bairros

Criado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h06 | Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2019, 17h06 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Secretaria vai distribuir mudas de hortaliças e premiar mascote vencedor do Programa Horta Escolar

435186384606482Na manhã deste sábado, 23, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), participa da 95ª edição do Balanço Geral nos Bairros, promovido pela Record TV Goiás. Na ocasião, a SME vai distribuir cerca de 1.600 mudas de hortaliças, entre elas o jiló, couve, pimenta, alface e acelga. As plantas fazem parte do programa Horta Escolar, desenvolvido nas instituições de ensino da rede municipal de Educação.

Dentro da programação de serviços da SME, está a premiação do concurso cultural do Mascote do Horta Escolar. No segundo semestre de 2018, cerca 800 alunos da rede participaram do concurso para eleger o mascote do projeto, que foi escolhido através de votação na página oficial da secretaria no Facebook. Na grande final, o desenho escolhido foi o do educando Nicolas de Souza Simplício Coronato, da Escola Municipal Olegário Moreira Borges, que obteve 571 dos mais de mil votos computados.

Horta Escolar
O Projeto Horta Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), inicia as ações de 2019 com 249 unidades escolares inscritas. O intuito do programa é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de legumes e hortaliças orgânicos. A iniciativa entra em sua 19ª edição com a participação de 120 escolas municipais, 83 CMEIs, 30 unidades de ensino conveniadas com o município e 16 instituições diversas. De forma lúdica, alunos e professores são imersos no ato de plantar, em meio a palestras e músicas educativas sobre o tema.

Mais do que o consumo consciente, o Projeto Horta estimula o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade. As mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, tais como alvenaria, pneus e vasos. As espécies mais comuns são cebolinha, alface, couve, acelga, pimenta-de-cheiro, pimenta, entre outros que, a propósito, são usados na merenda dos educandos.

Dessa forma, as crianças compreendem o processo alimentar, desde o plantio até a mesa e conhecendo, ainda, o valor nutricional de cada item. Na edição de 2018, o coordenador do projeto, Nestor Valverde, frisou publicação do Diário Oficial da União, cujo texto recomenda que todas as escolas públicas e privadas abordem a educação alimentar e nutricional. Sendo assim, Goiânia é referência ao implantar o trabalho da horta em suas instituições.

Núbia Alves e Luciana Gomides, da Editoria de Educação e Esporte