Página inicial > Institucional > Notícias > Educação Infantil é foco do Ciência Itinerante

Educação Infantil é foco do Ciência Itinerante

Criado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 15h29 | Publicado: Quinta, 21 de Fevereiro de 2019, 15h29 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Projeto de popularização da ciência contempla alunos de 5 e 6 anos da rede municipal de ensino; parceria é firmada entre UFG, Sedetec e SME

aerodesignCom o objetivo de popularizar a ciência e quebrar a distância da prática entre a população geral, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e desenvolve, em 2019, o Programa Ciência Itinerante. O foco das primeiras ações do projeto está na Educação Infantil, com educando de 5 e 6 anos.

Na manhã desta quinta-feira, 21, as atividades foram na Escola Municipal Stephania Alves Bispo, no Jardim Liberdade. Alunos de engenharia mecânica, elétrica e da computação da UFG formam o grupo Aerodactyl, que trabalha com aerodesign, e levaram para cerca de 75 alunos da instituição conhecimentos sobre o início da aviação, o funcionamento do avião e de suas peças, oficina com montagem de modelos em isopor, customização de miniaviões e uma minigincana.

Os educandos Caio Ribeiro e Emanuele de Melo, ambos com 5 anos, foram uns dos mais empolgados com atividades propostas. Responderam a perguntas, participaram da gincana e revelaram a vontade de pilotar um dos modelos de aviões motorizados que o Aerodactyl levou à unidade de ensino. A programação nas instituições escolares começou na tarde da última quarta-feira, 20, na Escola Municipal Alto do Vale.

Além das iniciativas do aerodesign, o Programa Ciência Itinerante retoma suas atividades dia 8 de março na área de ciências biológicas e tem continuação ao longo do ano nas escolas da rede. A UFG também realiza as ações de divulgação e de popularização da ciência para alunos e professores do ensino fundamental de escolas do município de Goiânia.

Com uma abordagem da pesquisa científica em linguagem mais criativa e acessível, pretende-se demonstrar a relevância social das pesquisas. Serão levados até as escolas dez laboratórios com suas respectivas equipes que desenvolverão diferentes experimentos nas aulas de Ciências, atendendo alunos dos ciclos I, II e III, de acordo com a faixa etária.

Núbia Alves e Adriene Bastos, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo