Página inicial > Institucional > Notícias > Educação inicia processo de reescrita dos Documentos Curriculares

Educação inicia processo de reescrita dos Documentos Curriculares

Criado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h55 | Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 16h55 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Plano de trabalho visa a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Documento Curricular para Goiás (DC-GO) na rede municipal de ensino

WhatsApp Image 2019 02 15 at 15.31.56O secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa, acompanhou na tarde desta sexta-feira, 15, na Gerência de Formação dos Profissionais da Educação (Gerfor), uma reunião geral da equipe responsável pelo processo de reescrita dos Documentos Curriculares, que estão em fase de construção para serem efetivados nas instituições educacionais da Prefeitura de Goiânia, na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja).

O processo de reescrita dos Documentos Curriculares, da Proposta Político-Pedagógica e dos Regimentos Internos das instituições educacionais, teve início neste mês de fevereiro com a apresentação do Plano de Trabalho para gerentes da Diretoria Pedagógica, da Diretoria de Administração Educacional e coordenadores das Coordenadorias Regionais de Educação da SME. O segundo passo foi a realização de um encontro formativo para as equipes de apoio técnico, das gerências, do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) e professores representantes das escolas municipais.

A reescrita municipal começou a partir de um processo em âmbito nacional, com início em 2015 e aprovação em 2017 da BNCC para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, pelo Conselho Nacional de Educação. Em 2018 foi aprovado o Documento Curricular para Goiás pelo Conselho Estadual de Educação. Agora, em 2019, cabe aos municípios revisarem suas propostas e seus currículos. O secretário, Marcelo Costa, também presidente da União Nacional Dirigentes Municipais de Educação (Undime/GO), está à frente das discussões e ressaltou a importância da parceria entre Estado e Município. “Agradeço muito o empenho de todos. Tenho percebido um sentimento muito grande de colaboração e união entre as partes. Avançamos no que estamos sonhando a partir de uma fala teórica para algo mais prático, concreto, o que será traduzido nos documentos e aplicado nas instituições. Nossa maior preocupação é que os documentos respondam às necessidades das comunidades, no sentido de que nós possamos garantir e acompanhar melhor a redes, por meio de avaliações.”, comentou.

Desde o início do mês, equipes se reunem com foco na escrita da 1ª versão dos Documentos Curriculares que passará por consulta pública ainda no primeiro semestre. Segundo a presidente da Comissão de Currículo, Cíntia Camilo, a intenção é elaborar um documento curricular que considere tanto a trajetória da Rede, quanto o que está posto na BNCC e no DG-GO, a fim de garantir maior clareza na proposta de ensino, com objetivo maior nos resultados do aprendizado dos educandos. “Temos o prazo até agosto para concluir a reescrita dos documentos, no segundo semestre vamos apresentar para toda a rede se familiarizar com as novidades. Começaremos 2020 com os três documentos prontos. A organização do trabalho pedagógico será baseada nas perspectivas propostas para as duas etapas e a modalidade”, pontuou.

O professor de Ciências da Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral, Rodolph Delfino Santin, está participando dos encontros da reescrita e ressaltou a importância em contribuir a partir do olhar de quem lida diariamente com alunos. “Primeiramente, acho essencial para que eu conheça a BNCC, as novas ideias propostas nacionalmente. Somos muito arraigados à bagagem acadêmica, ao que aprendemos até aqui e achamos que é o correto. Neste processo de reescrita, começamos a perceber que é possível mudar o olhar de acordo com a expectativa dos alunos em relação ao conhecimento. Portanto, é uma troca de experiência, que possibilitará lá na frente a aplicação de métodos que realmente correspondam às necessidades da escola e do educando”, disse.

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Laís Borges