Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Horta Escola 2019 inicia ações com 249 instituições cadastradas

Projeto Horta Escola 2019 inicia ações com 249 instituições cadastradas

Criado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 11h52 | Publicado: Sexta, 15 de Fevereiro de 2019, 11h52 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa desenvolve ações voltadas para o plantio de hortaliças através de oficinas destinadas a alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental

Horta IOs riscos à saúde trazidos pela ingestão de agrotóxicos por alimentos são alvo de amplas discussões que, a propósito, não excluem gestores de instituições educacionais. Neste contexto, o Projeto Horta Escolar, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) inicia as ações de 2019 nesta segunda-feira, 18, com, nada menos, 249 unidades escolares inscritas. A primeira unidade a receber as oficinas é a Escola Municipal Jardim Nova Esperança, na região Noroeste.

O intuito do programa é incentivar a alimentação saudável por meio do consumo de legumes e hortaliças orgânicos. A iniciativa entra em sua 19ª edição com a participação de 120 escolas municipais, 83 CMEIs, 30 unidades de ensino conveniadas com o município e 16 instituições diversas. De forma lúdica, alunos e professores são imersos no ato de plantar, em meio a palestras e músicas educativas sobre o tema.

E, mais do que o consumo consciente, o Projeto Horta estimula o respeito ao meio ambiente por meio da sustentabilidade. As mudas e sementes são semeadas em hortas convencionais e estruturas feitas com materiais reciclados, tais como alvenaria, pneus e vasos. As espécies mais comuns são cebolinha, alface, couve, acelga, pimenta-de-cheiro, pimenta, entre outros que, a propósito, são usados na merenda dos educandos.

Dessa forma, as crianças compreendem o processo alimentar, desde o plantio até a mesa e conhecendo, ainda, o valor nutricional de cada item. Na edição de 2018, o coordenador do projeto, Nestor Valverde, frisou publicação do Diário Oficial da União, cujo texto recomenda que todas as escolas públicas e privadas abordem a educação alimentar e nutricional. Sendo assim, Goiânia é referência ao implantar o trabalho da horta em suas instituições.

Horta V

Vale lembrar que, no ano passado, o Programa de Alimentação Escolar estimulou a visita de representantes do governo da Guatemala. O intuito da comitiva era conhecer a forma de execução do programa e, com isso, visitou três instituições municipais de ensino. As atividades contemplaram oficina do projeto Horta Escolar, plantio de dois canteiros e entrega do certificado de “Amigo da Horta” a alunos da Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos.

Horta II

Ações para 2019

Um dos anseios de Nestor Valverde, no ano passado, era ampliar as atividades do Projeto Horta, o que foi atingido com sucesso! O cronograma dos três primeiros meses da iniciativa já está completo, contemplando 49 instituições, entre escolas municipais e CMEIs. Além da E.M. Jardim Nova Esperança, mais sete instituições realizarão as oficinas até a próxima sexta-feira.

Texto: Luciana Gomides
Fotos: Eulices Maria