Página inicial > Institucional > Notícias > Mais de 50 escolas da rede municipal são beneficiadas pelo Programa Escola Acessível

Criado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 08h22 | Publicado: Quarta, 13 de Fevereiro de 2019, 08h22 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Apoio inclui desde a compra de materiais básicos para atendimento aos educandos até adequações estruturais, como rampas e bebedouros

435106617824074No intuito de favorecer à acessibilidade dos educandos no ambiente escolar, unidades da rede municipal de ensino recebem verbas para adequações estruturais e compra de materiais de base. Ao todo, 54 instituições foram beneficiadas desde o ano passado. As ações atendem ao Programa Escola Acessível, iniciativa de cunho federal voltada para escolas públicas de ensino regular.

As melhorias foram possíveis graças ao recebimento de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do programa Escola Viva, implantado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). A distribuição é feita conforme planos de ação elaborados junto às próprias unidades que reuniram as demandas de cada uma, incluindo o censo dos alunos com necessidades especiais.

As verbas contemplam, entre outras práticas, a implantação de rampas, compra de bebedouros adaptados, reformas em banheiros, instalação de corrimões, vias de acesso, além da aquisição de equipamentos de acessibilidade, como mobiliários, recursos de tecnologia assistiva, cadeiras de rodas e muletas.

Programa Escola Acessível

O Programa Escola Acessível é uma iniciativa federal que visa promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular. As ações compreendem a disponibilização de recursos para adequação arquitetônica e aquisição de materiais.

Texto: Luciana Gomides, Editoria de Educação e Esporte

Fotos: Andréia Barra