Página inicial > Institucional > Notícias > Aberto período de inscrições para a OBMEP 2019

Aberto período de inscrições para a OBMEP 2019

Criado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 08h17 | Publicado: Sexta, 08 de Fevereiro de 2019, 08h17 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Escolas têm até o dia 15 de março para registrar sua participação na Olimpíada que já deu destaque para alunos da rede municipal de Goiânia

OBMEPIdentificar jovens talentos e incentivá-los ao ingresso nas áreas científicas e tecnológicas de universidades públicas. Estes estão entre os objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP, que abre o período de inscrições para sua 15ª edição. Unidades das redes pública e privadas têm até o dia 15 de março para confirmar sua participação.

A OBMEP 2019 é uma ação cultural e recreativa promovida pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), além de apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A iniciativa é dirigida a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e, também, Ensino Médio matriculados em escolas públicas municipais, estaduais, federais e da iniciativa privada.

Também participam professores, escolas e secretarias de educação em todo o território nacional, promovendo a inclusão social através da difusão do conhecimento. Os recursos para a realização da Olimpíada são oriundos de contrato firmado com os Ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O projeto contribui para a integração das escolas brasileiras com universidades públicas, bem como institutos de pesquisa e sociedades científicas. Na primeira fase, os alunos inscritos passam por prova objetiva composta por 20 questões de múltipla escolha prevista para aplicação no dia 21 de maio, conforme cronograma inicial disponibilizado pela organização.

Os classificados, então, realizam a segunda etapa que, por sua vez, consta de seis questões discursivas, diferenciada entre três níveis descritos no regulamento. Alunos, professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação serão premiados pelos melhores desempenhos, mediante a distribuição de 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e 51.900 menções honrosas.

As inscrições devem ser realizadas pelas escolas, seguindo os critérios estabelecidos em regulamento, por meio do preenchimento de ficha de inscrição disponível na página da OBMEP 2019. Para mais informações, acessar: www.obmep.org.br.

Destaques da rede municipal

Os alunos da rede municipal de Goiânia têm se destacado na OBMEP. Jonatan de Lima Santos, aluno do 9º ano da Escola Municipal Pedro Gomes, foi medalhista de ouro em duas edições, incluindo na realizada em 2018. Além dele, Bruna Rafaela Alves e Marcos Vinícius Pessoa, alunos do 8º e 7º da mesma unidade, receberam menção honrosa na OBMEP do ano passado.

Vale lembrar que Jonatan também recebeu medalha de prata na Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg), em 2016. O jovem ainda ficou em 10º lugar no país em Olimpíada de caráter latino-americano, disputando com representantes de nações como Espanha, Argentina e Portugal. Tantas vitórias possibilitaram sua participação no Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG).