Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Secretário na Escola inicia atividades em unidade da região Noroeste

Projeto Secretário na Escola inicia atividades em unidade da região Noroeste

Criado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 09h31 | Publicado: Quinta, 31 de Janeiro de 2019, 09h31 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Iniciativa propõe aproximar e compartilhar a organização administrativa junto às unidades educacionais da rede municipal de Educação

Secretário na escolaA manhã desta quarta-feira, dia 30, marcou o início das atividades do Projeto Secretário na Escola, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). As primeiras ações para 2019 foram sediadas na Escola Municipal Coronel José Viana Alves, no setor Cândida de Morais, região Noroeste de Goiânia.

Após recepção da equipe administrativa da escola, o titular da Pasta, Marcelo Costa, visitou salas de aula, refeitório e outras dependências da unidade. Em agrupamento da turma I, correspondente ao 9º ano, o secretário frisou a proximidade dos alunos ao Ensino Médio e mencionou as cotas reservadas, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para candidatos provenientes de escola pública.

Mediante breve explicação de como funciona a reserva de vagas, o Marcelo Costa ressaltou “a garantia de uma concorrência leal no exame, dando mais chances aos candidatos de cada curso”. No agrupamento D, equivalente ao 4º ano, o secretário salientou a importância do gosto pela leitura, além do próprio estudo para as gerações futuras.

Citando a tragédia ambiental ocorrida em Brumadinho (MG), Marcelo Costa comentou que os alunos “vão fazer muita diferença no mundo, algo que passa principalmente pela escola”. Durante a visita pelos espaços da escola, a diretora da unidade, Valéria Constante, mencionou os benefícios advindos dos recursos do Escola Viva, programa que destina verbas para a infraestrutura escolar.

Com as últimas verbas recebidas, a gestão conseguiu melhorar instalações elétricas, entre outros pontos. Valéria deu mais detalhes sobre a entrega dos livros didáticos, que já começaram a ser distribuídos entre os alunos, além da formação dada aos professores quanto às diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Entre os projetos para 2019, um dos pontos destacados por Valéria foi quanto à organização do espaço separado para a horta. Vale frisar que a escola está entre as 249 unidades participantes do projeto Horta Escolar, conjunto de oficinas com proposta educativa no cultivo de hortaliças e alimentação saudável.

Projeto Secretário na Escola

O projeto Secretário na Escola é uma proposta que visa compartilhar e aproximar a organização administrativa da SME das unidades da rede municipal de educação de Goiânia. Semanalmente, o ambiente educacional será foco de atuação do Secretário ao deslocar funcionários e estrutura necessária para realizar suas atividades direto da unidade.

O intuito é, em conjunto com professores, funcionários, pais e alunos, traçar soluções para aprimorar a organização e funcionamento pedagógico das instituições. O projeto contempla atendimentos nas áreas de alimentação educacional, acompanhamento pedagógico, consultoria em esporte, gestão de pessoas, acompanhamento da rede física e consultoria para prestação de contas.

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte

Fotos: Laís Borges