Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia anuncia aumento do piso salarial 2019 dos professores da rede

Criado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 11h05 | Publicado: Quinta, 10 de Janeiro de 2019, 11h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Gestão municipal antecipa reajuste nacional de 4,17%, cujo valor será pago aos docentes já na folha de janeiro

O prefeito Iris Rezende anunciou nesta quinta-feira, 10, o aumento de 4,17% no piso salarial 2019 dos professores da rede municipal. O reajuste contempla o salário-base, gratificação de regência e auxílio locomoção dos cerca de 10 mil docentes da rede. O índice será pago na folha referente ao mês de janeiro e antecipa definição nacional para correção do salário da categoria.

Para Iris Rezende, o aumento representa o reconhecimento da gestão municipal ao trabalho realizado pelos professores de Goiânia. 'Conforme nossas possibilidades, vamos garantir a valorização de nossos mestres e a melhoria das condições de trabalho nas escolas', afirmou o prefeito.

O pagamento do piso salarial obedece a Lei 11.738/2008, cujo texto garante o vencimento mínimo aos profissionais da educação básica com formação em magistério, nível médio, para jornada de até 40 horas semanais. Os professores em início de carreira, com carga horária e formação equivalentes ao definido pela lei do piso, passam a receber vencimentos a partir de R$ 2.568,32 mais gratificação de regência no valor de R$ 650,41 e auxílio locomoção de R$ 532,85.

O impacto na folha de pagamento será de 28 milhões anuais. A iniciativa reflete a constante preocupação da Prefeitura de Goiânia em valorizar o profissional da área da educação. No final de 2018, os docentes receberam o retroativo referente à diferença do piso salarial de 2014.

Adriene Bastos e Luciana Gomides, da editoria de Educação e Esporte