Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais e IFG encerram projeto de Robótica Educacional

Escolas municipais e IFG encerram projeto de Robótica Educacional

Criado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 08h27 | Publicado: Segunda, 17 de Dezembro de 2018, 08h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

No final das cinco semanas da ação, os participantes discutem os resultados da tecnologia como ferramenta para aquisição de conhecimento

robotica educacionalAlunos de escolas da rede municipal participaram, na tarde desta quinta-feira, 13, da finalização da primeira etapa do Robótica Educacional, projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). O intuito da ação é levar a tecnologia como ferramenta para aquisição de conhecimento por meio da construção de robôs. O evento deu-se nas dependências do IFG.

Durante cinco semanas, professores da instituição federal promoveram oficinas de robótica para alunos do 8º e 9º das Escolas Municipais João Braz e Professora Dalísia Elizabeth Martins Dolles. Em cada uma, as oficinas foram organizadas em cinco encontros semanais, com dois dias de duração e cerca de três horas de atividades diárias.

Nas visitas, os representantes do IFG levaram kits de robótica angariados através de parcerias com empresas privadas. O objetivo inicial era ensinar além da montagem de robôs, mas também proporcionar o contato com as áreas de elétrica, mecânica e computacional, todas envolvidas na atividade de robótica.

A questão é que, ao longo do projeto, os alunos demonstraram o interesse em aprender mais sobre outras disciplinas, como Meio Ambiente, Física, Artes e Biologia. Segundo Miriam Barbosa Ramos, diretora da E.M. Professora Dalísia Elizabeth Martins Dolles, os idealizadores da ação “pingaram uma gotinha colorida no futuro deles com a robótica”, melhorando a confiança de cada um.

Agradecendo a vivência por meio das oficinas, a diretora da E.M.João Braz, Solange Lima, ressaltou o privilégio dos estudantes em serem inseridos nesse contato com a tecnologia. A educadora mencionou, ainda, que a Robótica Educacional “despertou nos alunos o interesse que a gente não via”.

Os alunos, afinal aqueles que, de fato, foram envolvidos na iniciativa, reconhecem o impacto que a tecnologia teve em outras disciplinas. Felipe Henrique Alves, do 9º ano da E.M. Dalísia Elizabeth Martins Dolles, comentou que, apesar da familiaridade com disciplinas da área de humanas, é possível mesclar vários tipos de conhecimentos com a robótica.

Já Victor Felipe Fernandes, da E.M. João Braz, afirmou que já pesquisava sobre o assunto antes do projeto ser vivenciado na escola, mas que as oficinas aprofundaram seu contato com a técnica de produção e programação de robôs. Segundo ele, a ação “fez com que eu gostasse ainda mais da área de informática”, contou.

*Informações: Coordenação de Comunicação Social do IFG

Luciana Gomides, editoria de Educação e Esporte