Página inicial > Institucional > Notícias > Aluno da rede municipal é medalhista de ouro em duas olimpíadas de matemática

Aluno da rede municipal é medalhista de ouro em duas olimpíadas de matemática

Criado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h44 | Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h44 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h56

Pelo terceiro consecutivo, educando de escola da Vila Regina é premiado em Concurso Nacional e instituição é destaque com a participação dos alunos

aluno obmepO aluno do nono ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes, na Vila Regina, Jonatan de Lima Santos, 15 anos, é medalhista de ouro em duas olimpíadas de matemática: Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e 27ª Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás (Omeg).

Na classificação geral, a Escola também foi reconhecida como a sexta melhor instituição na Omeg. “No Concurso, que é organizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) para alunos de escolas públicas e particulares, a nossa escola, juntamente com o IFG, foram as únicas públicas reconhecidas. Ficamos a frente de muitas particulares”, ressalta o professor de matemática da instituição, Hélio Roberto da Rocha.

Dois outros alunos da instituição também receberam Menção Honrosa na Obmep: Bruna Rafaela Alves, do 8ºano e Marcos Vinícius Ribeiro Pessoa, do 7ºano. Neste ano, 13 alunos do sexto ao nono ano da Escola Municipal Pedro Gomes de Menezes se prepararam para as provas em formato de grupo de estudo.

Já é a 4ª e 5ª premiação que o educando Jonatan recebe em concursos de matemática. Em 2016, estudante do 7°ano, Jonatan ganhou a primeira medalha de bronze na Obmep. No ano passado, foi medalha de ouro na Obmep e prata na Omeg. Também neste ano o aluno ficou em 10º lugar no país na Olimpíada de caráter ibero-americano, disputada por países como Argentina, Espanha, Portugal.

“Meu interesse pela matemática veio no 7° ano, quando disputei a primeira Obmep. Eu não estudei para a prova e mesmo assim consegui o terceiro lugar. Pela minha colocação, tive a oportunidade de participar de abril a outubro do ano passado, do Programa de Iniciação Científica Júnior, realizado na Universidade Federal de Goiás (UFG). O curso me abriu as portas e o interesse pela matemática aumentou.”, afirma Jonatan.

Desempenho na rede municipal

Além da medalha de ouro com Jonatan, outros seis alunos da rede municipal de ensino de Goiânia foram medalhistas de bronze, nos níveis 1 e 2: Kauan da Silva Neves, Rafael Batista de Oliveira, Sofia Mendonça Curado, Maria Fernanda do Nascimento, Marcus Vinicios Silva Abreu e Luisa Machado Martins. Outros 47 educandos também receberam menção honrosa pela bom desempenho na Olimpíada, também nos dois níveis etários

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte