Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos de escola municipal são premiados pela Marinha do Brasil

Alunos de escola municipal são premiados pela Marinha do Brasil

Criado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 09h19 | Publicado: Quinta, 25 de Outubro de 2018, 09h19 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Educandos da Escola Municipal José Manoel de Oliveira participaram de concurso de redação sobre o Almirante Tamandaré

premiacao concurso marinhaNesta quarta-feira, 24, três alunos da Escola Municipal Manoel José de Oliveira foram premiados no Concurso de Redação sobre o Almirante Tamandaré, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Marinha do Brasil. A solenidade foi realizada na Praça Tamandaré, Setor Oeste, e integrou as comemorações do 85º aniversário de Goiânia.

Antônio, Sophia e Pâmela foram primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Eles são alunos do Ciclo II da rede municipal de ensino e foram preparados para o concurso pela professora Janete Cunha. Ela conta como foi o processo de confecção das redações e a importância da premiação dos alunos.

“Argumentamos em sala, eles fizeram pesquisa e redigiram a redação. Deixei a escolha do gênero textual livre. É um momento honroso e muito gratificante. Vai dar oportunidades para eles se dedicarem mais. Eles têm uma certa atração pela Marinha”, disse.

O concurso teve como objetivo incentivar e valorizar a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação e ampliar os conhecimentos acerca da história do Brasil e de Goiânia. Além disso, a iniciativa visou à valorização do Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado ao bem imaterial goianiense.

Antônio Gomes Mesquita, de 11 anos, foi o primeiro colocado ao redigir uma redação em primeira pessoa contando a história do Patrono da Marinha Brasileira. “Ele tem muita história, trabalha com a Marinha desde os 16 anos e o respeito muito (Almirante). Pensei que não fosse ganhar, foi uma surpresa para mim, fiquei muito feliz”, contou.

Participaram do concurso 42 alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II, de cinco unidades de ensino municipais. De acordo com o regulamento, puderam concorrer redações dos mais variados gêneros textuais, de acordo com o conteúdo ensinado no momento em cada escola. Dos 42 textos, dez foram selecionados para ir a julgamento pela comissão julgadora, na qual premiou os três primeiros colocados.

A cerimônia também contou com as presenças do prefeito Iris Rezende, o secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Andrey Azeredo, e demais secretários das pastas da administração municipal.

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, foi um militar da Armada Imperial Brasileira, nascido em 1807, no Rio Grande do Sul, que atingiu o patamar de almirante. Virou herói nacional e Patrono da Marinha de Guerra do Brasil após participar da Guerra da Independência, Confederação do Equador, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai. Além disso, participou dos fortes movimentos de repressão contra as Revoltas do Período Regencial: Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada e Praieira.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte
Foto: Jackson Rodrigues