Página inicial > Institucional > Notícias > SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação

SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação

Criado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h48 | Publicado: Terça, 23 de Outubro de 2018, 15h48 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Realizada na Praça Tamandaré, Setor Oeste, solenidade de premiação integra atividades do 85ª aniversário de Goiânia

concurso marinhaNa tarde desta quarta-feira, 24, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Marinha do Brasil, realiza a solenidade de premiação do Concurso de Redação sobre o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha Brasileira e que dá nome a uma das praças mais tradicionais de Goiânia, a Praça Tamandaré, no Setor Oeste. O evento integra as atividades de comemoração ao 85º aniversário da Capital.

O concurso teve como objetivo incentivar e valorizar a leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental da rede municipal de Educação e ampliar os conhecimentos acerca da história do Brasil e de Goiânia. Além disso, a iniciativa visou a valorização do Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado ao bem imaterial goianiense e que será revitalizado pela Marinha Brasileira.

Participaram do concurso 42 alunos do Ensino Fundamental, Ciclo II, de cinco unidades de ensino municipais. De acordo com o regulamento, puderam concorrer redações dos mais variados gêneros textuais, de acordo com o conteúdo ensinado no momento em cada escola. Dos 42 textos, dez foram selecionados para ir a julgamento pela comissão julgadora, na qual premiará os três primeiros colocados.

Almirante Tamandaré

Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, foi um militar da Armada Imperial Brasileira, nascido em 1807, no Rio Grande do Sul, que atingiu o patamar de almirante. Virou herói nacional e Patrono da Marinha de Guerra do Brasil após participar da Guerra da Independência, Confederação do Equador, Guerra do Prata e Guerra do Paraguai. Além disso, participou dos fortes movimentos de repressão contra as Revoltas do Período Regencial: Cabanagem, Sabinada, Farroupilha, Balaiada e Praieira.

SERVIÇO

SME e Marinha do Brasil premiam alunos em concurso de redação sobre Almirante Tamandaré
Dia: 24 de outubro (quarta-feira)
Local: Praça Tamandaré, Setor Oeste