Página inicial > Institucional > Notícias > Educação e Saúde promovem mostra do Programa Saúde na Escola

Educação e Saúde promovem mostra do Programa Saúde na Escola

Criado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 09h46 | Publicado: Quinta, 27 de Setembro de 2018, 09h46 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Evento busca compartilhar as experiências e mostrar resultados das ações que deram certo na parceria entre as pastas em 2018

cronog mostra pseNesta quinta-feira, 27, tem início a Mostra do Programa Saúde na Escola (PSE), organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O evento é realizado de hoje até o dia 8 de outubro em quatro regiões de Goiânia: Escola Municipal Hebert José de Souza, no Centro de Excelência, Auditório do Parque Bernardo Élis e na Escola Direito do Saber.

A mostra consiste no compartilhamento de experiências exitosas e apresentação de resultados das ações de saúde feitas nas escolas municipais de Goiânia no ano de 2018. No cronograma do PSE, há ações desenvolvidas pela Educação no que tange à promoção da saúde, ações da Saúde na prevenção de doenças e ações conjuntas para defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, tanto para saúde física, quanto para saúde mental e social.

De acordo com Marislei Brasileiro, enfermeira e apoio pedagógico da SME que está à frente do PSE, o “programa Saúde na Escola tem se revelado uma importante ferramenta para a promoção da saúde dos educandos por meio da intersetorialidade entre as equipes de saúde e as equipes de educação”. Em 2018, as pastas pactuaram 149 instituições contemplando 53.372 crianças e adolescentes nas diversas atividades promovidas.

Dentre os resultados e experiências exitosas estão a promoção da alimentação saudável, prevenção da obesidade infantil, a realização de práticas corporais, combate aos mosquitos e avaliação de como essas crianças estão reagindo à saúde auditiva e à saúde bucal. Estímulo à escovação, promoção da cultura de paz e prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas e também sobre direitos humanos e direitos sexuais.

Núbia Alves, da editoria de Educação e Esporte