Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas da rede municipal recebem certificado de mérito por índice do Ideb

Escolas da rede municipal recebem certificado de mérito por índice do Ideb

Criado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 08h05 | Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 08h05 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

82 instituições de Goiânia alcançaram a meta estipulada para o último biênio e foram condecoradas pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte

certificado idebNa manhã desta quinta-feira, 18, foi realizada a solenidade de entrega dos certificados de mérito à 82 escolas da rede municipal de educação de Goiânia que atingiram a meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – 2017 nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. O evento foi realizado no auditório do Núcleo Sócio Ambiental Bernardo Élis, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

O Ideb é um indicar nacional que foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O índice possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dados concretos. Em Goiânia, as escolas municipais atingiram média de 5.8 nos Anos Iniciais e 4.7 nos Anos Finais do Ensino Fundamental, números que superaram a meta para 2017 e já alcançaram a meta para 2019.

Estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa, a superintendente pedagógica da SME, Ampara Barros, a diretora de administração educacional, Leila Barbosa, o diretor pedagógico Manoel do Bonfim e os coordenadores regionais educacionais da pasta. Em sua fala, o professor Marcelo Costa enalteceu a gestão das escolas certificadas e se mostrou orgulhoso pelas metas atingidas.

“O gestor tem a responsabilidade e a possibilidade de modificar a realidade. A realidade se molda à vontade do gestor. Temos trabalhado muito para que possamos formar as pessoas para a educação que a gente merece e precisa. Cada equipe e cada gestor zelou muito bem de suas escolas, zelou muito bem pela educação. Hoje é o dia de comemorarmos, é muito importante que as pessoas tenham orgulho do trabalho que fazem. Nós (da SME) estamos orgulhosos do trabalho que fizeram”, ressaltou.

Suelaine Lima, diretora da Escola Municipal Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves, falou sobre o processo que levou a instituição a ter a melhor nota da rede municipal de Goiânia no Ideb: 7.9 nos Anos Iniciais. “O Ideb é o resultado de um conjunto, de um processo de trabalho feito em equipe, pedagógico com os alunos. O Ideb é consequência, é todo um reconhecimento pela valorização das artes, da participação da comunidade, a valorização da equipe feitas no dia a dia da escola”, contou.

Rede Municipal

Além do avanço de modo geral, individualmente as escolas avaliadas cresceram e atingiram os resultados esperados pelo Governo Federal. A análise dos dados demonstra que 72% das instituições alcançaram o índice projetado nas metas para 2017. Ao todo são 173 escolas municipais que atendem 68 mil alunos no ensino fundamental, sendo 44 mil nos anos iniciais e 23 mil nos anos finais.

Cada instituição atua dentro da proposta político-pedagógica da SME, que está baseada em princípios como a gestão democrática, trabalho coletivo, inclusão, formação integral e centralidade dos processos educativos nos alunos, com respeito aos ritmos de aprendizagem e desenvolvimento humano.

Núbia Alves e Roseneide Ramalho, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Luiz Fernando Hidalgo