Página inicial > Institucional > Notícias > Cuidado com água é tema do V Encontro de Educação Ambiental

Cuidado com água é tema do V Encontro de Educação Ambiental

Criado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 07h55 | Publicado: Terça, 25 de Setembro de 2018, 07h55 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Profissionais da Educação participam de programação especial na Câmara Municipal de Goiânia

educacao ambNa manhã desta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Goiânia abriu o V Encontro de Educação Ambiental no Auditório Jayme Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia. Cerca de 200 profissionais da rede municipal, entre professores e apoios pedagógicos, participam do evento, que é voltado à temática a “Nova Cultura de Cuidado com a Água”.

O Encontro é organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e tem como objetivo possibilitar reflexões sobre os processos ambientais educativos de cuidado e consumo da água, de modo a favorecer e ampliar as ações e projetos de Educação Ambiental realizados nas instituições, com foco nas consequências do mau uso e desperdício desse bem natural.

De acordo com Renato Vieira, apoio pedagógico da Gerência de Projetos Educacionais da SME, as pessoas têm sentido na pele o problema da falta de água. “Pensamos neste tema justamente para abordar as causas dessa falta de água, que vem da poluição, degradação das nascentes e outros aspectos”, ressaltou.

Gislene Sousa de Sá Azevedo, professora de ciências da Escola Municipal Cleonice Monteiro Wolney, localizada nas Mansões do Campus, trouxe em formato de banner o projeto desenvolvido com alunos do 7° ao 9 º ano. “A escola fica em região de chácaras e muitas cisternas secaram. O nosso trabalho foi voltado ao estudo da Lagoa Vargem Bonita, que abastecia essas cisternas e hoje a água tem sido usada para o confinamento de gado”, relatou.

De acordo com a professora, os alunos fizeram um documentário com entrevistas de moradores da região. “Todo o projeto permite a esses alunos mais consciência em preservar a água e as nascentes. É uma forma também de sensibilizar a comunidade da importância dessa lagoa, fonte importante para a região, que também abastece o Rio Meia Ponte”, completou.

Programação

No período da tarde, serão apresentados dois relatos de experiência de recuperação de nascentes no interior de Goiás, exposição do Projeto “Educação pelos Parques” e palestras sobre Cerrado, drenagem pluvial e resíduos. O Encontro se estende até às 17h e, ao longo do dia, contará também com apresentações culturais e exposição de artigos de artesanato, fotografias, comidas e outros itens sobre a tratativa.

Daniela Rezende, da Editoria de Educação e Esporte