Página inicial > Institucional > Notícias > Mil alunos da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Mil alunos da rede municipal participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Criado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 07h57 | Publicado: Sexta, 14 de Setembro de 2018, 07h57 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

A Obmep busca promover e estimular o estudo da matemática em todo o país. A divulgação dos premiados está previstas para 21 de novembro

cartaz 2018No próximo sábado, 15 de setembro, às 14h30, 1.011 alunos da rede municipal de Goiânia participam da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), edição 2018. Alunos do sexto ao nono ano realizaram a primeira fase da prova em suas escolas, no dia 5 de junho.

O concurso é realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É promovido com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (Mcti) e do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de estimular o estudo da Matemática.

A proposta é dividida em três níveis de participação: nível 1, alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; nível 2, alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; e nível 3, alunos do Ensino Médio. Para 21 de novembro está prevista a divulgação dos premiados.

Novidade

Ainda para este ano, a Obmep foi estendida aos alunos de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental. As secretarias de educação têm até o dia 10 de outubro para se inscreverem e podem participar alunos de escolas municipais, estaduais e federais.

Premiação

Cerca de 6,5 mil alunos de escolas públicas premiados na Obmep recebem medalhas de ouro, prata ou bronze. Além disso, caso continuem matriculados em escolas públicas em 2019, é oferecida a oportunidade de participarem do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr -OBMEP). A participação no PIC inclui o recebimento de uma bolsa de Iniciação Científica Jr do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Outros 46 mil alunos das escolas públicas de todo país recebem certificados de Menção Honrosa pelos resultados de suas provas.

SERVIÇO

Mil alunos da rede municipal participam da 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática
Data: 15 de setembro (sábado)
Contato: Assessoria de Comunicação: 3524-5054

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte.