Página inicial > Institucional > Notícias > Qualidade da educação municipal supera meta projetada para 2019

Qualidade da educação municipal supera meta projetada para 2019

Criado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h27 | Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Avanços obtidos nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental colocam Goiânia acima da média no resultado geral da rede pública municipal no Brasil

anuncio idebA rede municipal de educação de Goiânia superou as metas projetas pelo Ministério da Educação (MEC) para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anunciados na manhã de hoje, 03, em Brasília, com a presença do secretário de Educação de Goiânia, Marcelo Costa, colocam Goiânia em patamar de crescimento acima da média para o ensino público municipal.

Segundo o resultado, os alunos do Ensino Fundamental obtiveram nota de 5.8 nos anos iniciais e 4.7 nos anos finais, metas que estavam projetadas para 2019.A média nacional das redes municipais registrou índice de 5.6 nos anos iniciais e 4.3 nos anos finais. O crescimento da educação municipal de Goiânia é resultado de investimentos em formação continuada, planejamento pedagógico, valorização dos profissionais e reestruturação física das escolas.

Rede Municipal

Além do avanço de modo geral, individualmente as escolas avaliadas cresceram e atingiram os resultados esperados pelo governo federal. A análise dos dados demonstra que 72% das instituições alcançaram o índice projetado nas metas para 2017. Ao todo são 173 escolas municipais que atendem 68 mil alunos no ensino fundamental, sendo 44 mil nos anos iniciais e 23 mil nos anos finais.

Cada instituição atua dentro da proposta político-pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) que está baseada em princípios como a gestão democrática, trabalho coletivo, inclusão, formação integral e centralidade dos processos educativos nos alunos, com respeito aos ritmos de aprendizagem e desenvolvimento humano.

Indicador

O Ideb é um indicador educacional que considera informações de rendimento escolar, taxa de aprovação e desempenho em exames padronizados nacionalmente, como a Prova Brasil e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice é mensurado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) que avalia as redes municipais, estaduais e particulares do Ensino Fundamental e Ensino Médio de todo o país.

Roseneide Ramalho da Silva, da editoria de Educação e Esporte