Página inicial > Institucional > Notícias > Cmei Goiânia Viva recebe primeira edição da Semana do Bebê

Cmei Goiânia Viva recebe primeira edição da Semana do Bebê

Criado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h24 | Publicado: Terça, 04 de Setembro de 2018, 09h24 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

SME leva programação de ações até a instituição durante toda a semana. Estratégia visa assegurar a atenção adequada às crianças da primeira infância

semana do bebe cmei gyn vivaNa manhã desta segunda-feira, 3, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Goiânia Viva recebeu a primeira edição da Semana do Bebê, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) para direcionar e especializar o atendimento à Educação Infantil em Goiânia. A instituição foi a primeira a abrigar as ações desenvolvidas.

A cerimônia de abertura contou com apresentações de histórias cantadas da dupla Omelete e Alexandre, da SME, e com a presença da superintendente Pedagógica da pasta, Ampara Barros, que estava representando o secretário municipal de Educação e Esporte, professor Marcelo Costa.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e faz parte de uma das estratégias da instituição para assegurar a atenção adequada às crianças da primeira infância. O objetivo é estimular os municípios brasileiros a tornarem prioridade os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em sua primeira edição em Goiânia, SME e SMS definiram como foco a primeiríssima infância, que compreende crianças de 0 a 3 anos.

A ação visa levar às unidades de ensino a exposição fotográfica “Luz, Câmera: os Bebês em Ação”, na qual foram apresentadas fotos sequenciais de ações lógicas de bebês; Espaços para Sentir, Brincar e Explorar; Espaço Colo com Leitura; oficina de shantala, um tipo de massagem que estimula a sensibilidade da criança; Dança Mãe e Bebê, para estreitar as relações afetivas entre mãe e filho; e o Espaço Saúde, no qual uma equipe do Programa de Saúde na Escola vai orientar sobre cuidados com amamentação, aleitamento materno e vacinas.

A gerente de Educação Infantil da SME, Eneida Amorim, destacou a importância da Semana do Bebê no que tange ao atendimento da educação municipal na primeira infância. “A Semana do Bebê é uma iniciativa importante por conta da necessidade do atendimento integral à infância. Dentro deste trabalho, temos algumas ações pensadas para os profissionais da educação e para as famílias das crianças”, disse.

A diretora do Cmei Goiânia Viva, Regina Alves, falou sobre a expectativa com os resultados da ação. A instituição atende cerca de 140 crianças, em seis agrupamentos, com idades de 6 meses a 5 anos e 11 meses. “É uma iniciativa muito plausível, pois o trabalho com bebê é muito importante. Ter o foco sobre essa fase faz com que as pessoas tenham um olhar mais direcionado no atendimento. Estamos com uma expectativa alta com os resultados, tanto professores quantos os pais. Acreditamos que vamos receber novas possibilidades”, contou.

A Semana do Bebê fica concentrada no Cmei Goiânia Viva até o dia 6, quinta-feira. Do dia 17 ao dia 21 vai para o Cmei Morada do Sol; de 1° a 5 de outubro no Cmei Suelly Pascoal e nos dias 15 a 19 de outubro no Cmei Santos Dumont.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Fotos: Laís Borges