Página inicial > Institucional > Notícias > Boneco Hotatá visita Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig

Boneco Hotatá visita Escola Municipal Vitor Hugo Ludwig

Criado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 14h49 | Publicado: Quinta, 30 de Agosto de 2018, 14h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Projeto incentiva o uso das novas tecnologias, leitura, escrita, alimentação saudável e cultivo de hortas medicinais

433417862731482As crianças da Escola Municipal Vitor Hugo Ludwing tiveram uma grande surpresa na tarde desta quarta-feira, 29. Depois de trocar e-mail e cartas com o boneco Hotatá, finalmente eles se conheceram pessoalmente durante um chá da tarde realizado com a presença das famílias. A ação integra o projeto pedagógico da escola que, de forma interdisciplinar, tem o objetivo de desenvolver leitura, escrita, além da alimentação saudável, cultivo de hortas medicinais e cuidados com o meio ambiente.

A aluna Isabelly Luiza Lopes de Melo, 8 anos, ficou muito feliz com a presença dos seus pais, irmã e avó que vieram prestigiar o chá e conhecer mais sobre o projeto da sua escola. “Eu gostei muito de aprender sobre as hortas, sobre reutilizar e reaproveitar os alimentos. A minha avó gosta e entende muito de horta eu queria que ela viesse e ela está aqui. Desde criança eu gosto de tomar chá, então eu já conhecia muitos, mas aprendi sobre os benefícios de vários outros na cura de doenças como gripe, febre, dor de cabeça e até queda de cabelo”, disse.

Nos últimos meses os alunos trocaram várias mensagens com o personagem Hotatá, que, inclusive, “enviou” sementes para o plantio na horta da escola. O aluno Ezequiel Sanches Felício, 8 anos, foi o primeiro a enviar um e-mail ao boneco. Ao vê-lo pessoalmente, deu um forte abraço e pediu fotos. “O Hotatá me ensinou a importância de comer verduras e legumes. Ele foi minha inspiração para fazer parte deste projeto”, disse.

Professora e idealizadora do projeto, Luciana Rolim, ressaltou a importância do incentivo por meio de práticas e metodologias de ensino que despertem na criança o desejo em aprender: “Temos um aluno em uma das turmas que tinha muita dificuldade em ler e escrever, inclusive, foi preciso repetir o ano com ele. E, hoje, ele está lendo, escrevendo. Isso é uma grande conquista para nós, educadores. E hoje é uma alegria vê-los tão felizes ao conhecer o boneco. O nosso projeto engloba muitos ensinamentos e estamos colhendo os frutos por meio do desenvolvimento nítido das nossas crianças”.

O projeto ainda segue com atividades durante todo o semestre e contará com a parceria voluntária da nutricionista Renata Batista Portes. Ela pontuou com os pais a importância do empenho deles na alimentação saudável dos filhos. “É uma união de forças entre a escola e a família. É com enorme prazer que participo com os alunos e professores aqui na escola com foco na educação nutricional das crianças de todas as turmas. Vamos aprender sobre o benefício dos alimentos, a importância do consumo de cada um, assim como a economia de embalagens e reaproveitamento de alimentos”, explicou.

A intenção da equipe de professores e da direção da escola é expandir as ações para todas as turmas. “Os alunos já pintaram telas, escreveram cartas, plantaram mudas, escreveram o diário da semente e estão super empolgados com o Hotatá. Dentro desta proposta ainda teremos muitas ações. Construiremos nossa horta de alimentos, a horta medicinal, vamos ter palestras e outras atividades pedagógicas em sala de aula. É importante destacar a participação das famílias e dos nossos parceiros que estão sempre nos apoiando, abraçando as nossas ideias e ajudando para que tudo seja realizado conforme o nosso planejamento, com foco sempre no bom aprendizado das nossas crianças”, concluiu a diretora da escola, Mara Rúbia Gomes de Morais.