X Simpósio do Cerrado discute goianidades no âmbito escolar
Ação é realizada pela Escola Municipal Bom Jesus e, neste ano, discute as características do povo goiano
A Escola Municipal Bom Jesus, localizada no Jardim Novo Mundo, realiza nesta semana o X Simpósio do Cerrado. A abertura oficial do evento foi realizada na tarde do último sábado, 24, com apresentações culturais sobre o cerrado e a presença do presidente do Centro de Tradições e Cultura Goiana (CTCG). A programação se estende até o dia 29, quarta-feira, no período vespertino.
Neste ano, o simpósio tem como tema “Povos do cerrado: Goianidade!”, no qual a comunidade escolar discute as características do povo goiano, o que foram, o que se tornaram e o que se tornarão. O objetivo é compreender o lugar e o papel de cada cidadão na preservação do bioma Cerrado, amplamente devastado nas últimas décadas.
Outros pontos a serem alcançados no evento são a construção de atitudes que possam proporcionar o conhecimento e a conservação de maneira crítica e reflexiva sobre o Cerrado; proporcionar formação continuada para a instrumentalização dos servidores por meio de cursos de capacitação dentro e fora da instituição; avaliar os avanços, os limites e os desafios vinculados a consolidação do conhecimento e da formação de valores humanos relacionados à preservação ambiental.
A programação do Simpósio conta com apresentações culturais de música, com a presença de vários cantores regionais, palestras com professores especialistas, jornalistas e historiadores, nos períodos matutino e vespertino. O Simpósio do Cerrado é realizado desde o ano de 2009 e visa atender a Política Municipal de de Educação Ambiental de Goiânia.
Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte