Página inicial > Institucional > Notícias > Tem início em Goiânia a 1ª Semana do Bebê

Tem início em Goiânia a 1ª Semana do Bebê

Criado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 08h40 | Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 08h40 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Abertura oficial do evento foi realizada durante o IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, no Centro de Convenções da PUC

abertura semana do bebeNa manhã desta quarta-feira, 22, foi aberta oficialmente a 1ª Semana do Bebê de Goiânia, ação em conjunto das secretarias municipais de Educação e Esporte (SME) e a de Saúde (SMS). O evento foi realizado dentro da programação do IV Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos da Criança, no Centro de Cultura e Convenções da PUC Goiás, que contou com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, regida pelo Maestro Eliseu Ferreira.

Na ocasião, as pessoas puderam prestigiar a exposição fotográfica “Luz, Câmera: os Bebês em Ação”, na qual foram apresentadas fotos sequenciais de ações lógicas de bebês; Espaços para Sentir, Brincar e Explorar; Espaço Colo com Leitura; oficina de shantala, um tipo de massagem que estimula a sensibilidade da criança; Dança Mãe e Bebê, para estreitar as relações afetivas entre mãe e filho; e o Espaço Saúde, no qual uma equipe do Programa de Saúde na Escola vai orientar sobre cuidados com amamentação, aleitamento materno e vacinas.

Susan Kelly, coordenadora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tempo de Infância, foi à abertura e levou o filho Kleine, de 4 anos. Ela ficou feliz pela oportunidade de experienciar as diversas dinâmicas propostas e salientou que as atividades são norteadores para os profissionais que trabalham nos Cmei da Capital.

“Precisei trazer o meu filho e fiquei feliz de podermos vivenciar todos esses ambientes. As atividades da Semana do Bebê nos dão uma ideia de como trabalhar com as crianças no Cmei, de uma faixa etária menor, de pensar não apenas no cuidado e sim na educação, com momentos lúdicos”, contou.

A Semana do Bebê é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas Para a Infância (Unicef) e faz parte de uma das estratégias da instituição para assegurar a atenção adequada às crianças da primeira infância. O objetivo é estimular os municípios brasileiros a tornarem prioridade os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil. Em sua primeira edição em Goiânia, SME e SMS definiram como foco a primeiríssima infância, que compreende crianças de 0 a 3 anos.

A gerente da Educação Infantil da SME, Eneida Amorim, organizadora da ação, destacou que a Semana do Bebê vem sendo trabalhada desde o início da gestão, em 2017, e destacou as ações voltadas à comunidade escolar, como as oficinas e espaços interativos, curso de formação continuada para os professores da rede e palestra para os pais.

“A Semana do Bebê é uma iniciativa importante por conta da necessidade do atendimento integral à infância. Em Goiânia, lançamos o projeto no início da gestão e fizemos como foco a primeiríssima infância. Dentro deste trabalho, temos algumas ações pensadas para os profissionais da educação e para as famílias das crianças”, disse.

O secretário de Educação e Esporte de Goiânia, professor Marcelo Costa, esteve presente na abertura do Simpósio e compôs a mesa diretiva do evento representando o prefeito Iris Rezende. Ele endossou a conexão entre o Simpósio e a Semana do Bebê e salientou a importância do curso de formação continuada para os professores da rede municipal, como forma de especializar e aprimorar o atendimento às crianças da Educação Infantil.

“No Simpósio temos um ambiente de discussão dos direitos da criança e de como educar nesta etapa tão importante que é a educação infantil. A SME tem a missão de criar políticas públicas que possam ir em consonância com as discussões que acontecem no Brasil. E a Semana do Bebê é uma ação positiva no sentido de dar exemplo e trazer às mães para mais perto do Cmei. Além disso, temos que ter formação em serviço, dar ao profissional forma e especificidade em trabalhar na cidade”, frisou.

As atividades desenvolvidas durante o Simpósio serão realizadas, também, de forma itinerante em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) a partir do dia 3 de setembro e seguirão com cronograma até o final do mês de outubro.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte.
Fotos: Laís Borges