Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos da rede municipal avançam na Olimpíada Brasileira de Informática

Alunos da rede municipal avançam na Olimpíada Brasileira de Informática

Criado: Terça, 17 de Julho de 2018, 10h30 | Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 10h30 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Cerca de 175 educandos passaram para a terceira fase do certame, que vai ser realizado em agosto

obi2018Cerca de 175 alunos da rede municipal de ensino avançaram para a fase nacional da Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), a terceira etapa do certame. A competição é dividida nas modalidades de iniciação e programação e os educandos foram classificados nas fases de iniciação nível 1, 2 e Júnior.

A modalidade de iniciação tem como metodologia a execução de exercícios de lógica e é feita em papel. Já a modalidade programação tem como metodologia exercícios feitos em computadores. Participaram alunos da rede pública e privada a partir do 4º ano do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino superior, com o limite de 20 anos de idade.

Segundo a Sociedade Brasileira de Computação, a OBI é uma competição organizada nos moldes das outras olimpíadas científicas brasileiras, como Matemática, Física e Astronomia. O objetivo é despertar nos alunos o interesse por uma ciência importante na formação básica hoje em dia (no caso, ciência da computação), através de uma atividade que envolve desafio, engenhosidade e uma saudável dose de competição

O encaixe nos níveis Júnior, I, II e Sênior (programação) são conforme as séries de cada um e a competição já passou pelas fases locais e estaduais. A terceira fase, nacional, será realizada no dia 11 de agosto, para a modalidade de iniciação, e no dia 25 de agosto para a modalidade de programação, ambas a serem realizada na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte