Página inicial > Institucional > Notícias > Aniversário do Senhor Alfabeto anima manhã no Cmei Tio Oscar

Aniversário do Senhor Alfabeto anima manhã no Cmei Tio Oscar

Criado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h46 | Publicado: Segunda, 25 de Junho de 2018, 11h46 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Ação integra o projeto A Magia das Letras e dos Números, realizado para despertar o letramento na Educação Infantil

senhor alfabetoO Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Tio Oscar, localizado no Setor Urias Magalhães, promove nesta terça-feira, 26, às 8h30, uma grande festa cheia de animação e atrações surpresas. Será o aniversário do Senhor Alfabeto, um boneco vindo lá da cidade “Alfabetolândia” para ser amigo e ensinar muitas novidades para as crianças da instituição. O evento integra a proposta do projeto “A magia das letras e dos números”, idealizado com o objetivo de despertar o letramento na Educação Infantil.

O boneco é o mascote do projeto e toda sexta-feira do semestre uma criança o levou para casa. Com a ajuda dele, socializaram com seus familiares sobre o aprendizado no Cmei, brincaram e passearam juntos. Na segunda-feira, em roda de conversa, a criança chegava para compartilhar com a turma como foi a aventura de passar o fim de semana com o Senhor Alfabeto.

Idealizado pela professora Rejane Gomes dos Santos, o projeto nasceu do interesse e da curiosidade das crianças sobre as letras dos seus próprios nomes, além dos números que aparecem no cotidiano. “A Educação Infantil torna-se um espaço privilegiado de convivência, interação, conhecimento e, portanto, de vivência das diversas linguagens. Sendo assim, iniciamos este projeto a fim de que as crianças soubesse, ao final, responder para que servem as letras, os números, além de reconhecê-los em cartazes, calendários, livros ou revistas, por exemplo”, ressaltou a professora.

Ainda de acordo com o objetivo e proposta, as crianças participaram de outras diversas atividades lúdicas, que buscaram o desenvolvimento cognitivo de cada uma. “Propusemos a rodinha musical, em que a criança deveria pegar a letra inicial do seu nome quando ouvisse a letra na música. As crianças acertavam sempre e participaram com muito entusiasmo, ficam muito felizes quando reconhecem as letras. Além disso, desenvolvemos também a oralidade e a socialização. Fizemos também a pescaria das letras, com peixinhos, e cada uma teve que acertar a letrinha pescada. Sempre bem divertido”, comentou Rejane.

Trabalhos com massa de modelar, recorte, colagem, contação de histórias, produções artísticas, trabalhos com mímicas, receitas de culinária e sopa de letrinhas também foram atividades realizadas durante o semestre. Para a diretora do Cmei, Raquel Camargo Ribas Rufino, o projeto rendeu grandes aprendizados, além da diversão, que sempre esteve garantida. “Despertamos o letramento através da ludicidade na identificação e escrita das letras do nosso alfabeto, bem como dos numerais promovendo experiências significativas sobre a linguagem e respeitando o tempo da infância. Registramos resultados positivos no progresso e no desenvolvimento das crianças”, pontuou.

Assunto: Aniversário do Senhor Alfabeto anima manhã no Cmei Tio Oscar
Local: Cemi Tio Oscar – Setor Urias Magalhães