Página inicial > Institucional > Notícias > Alunos participam de Festival de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez

Alunos participam de Festival de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez

Criado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 08h49 | Publicado: Segunda, 11 de Junho de 2018, 08h49 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Modalidades integram o cronograma dos XXVI Jogos Educacionais da Rede Municipal de Goiânia

jogos eduA manhã deste sábado, 9, foi de animação, torcida e muita disputa durante o Festival de Atletismo, Tênis de Mesa e Xadrez. A programação segue com competições até 17h de hoje, e amanhã, 10, no matutino, tem mais atividades na Pista de Atletismo da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), Campus Samambaia.

Aos 10 de idade, Nathália Camargo, é aluna da Escola Municipal Alice Coutinho e sempre participou dos Jogos Educacionais. “Eu acho muito divertido. Já tenho medalhas e este ano quero ganhar mais uma. É muito bom participar, conviver com alunos de outras escolas durante as disputas que eu participo como futebol, queimada e no atletismo”, disse.

O colega, da mesma escola, Jeferson Soares, 11 anos, disse que com os jogos ele aprende que o importante é participar. “Se eu ganhar é bom, mas só de estar aqui, jogar, brincar, já é bom também, porque eu conheço vários esportes. Acho que hoje eu vou ganhar!”, afirmou.

Para o professor de Educação Física da Escola Municipal Regina Hellow, Samuel Esteves, os Jogos Educacionais representam uma grande oportunidade para os alunos. “Tenho dez anos de rede municipal e sempre participei dos jogos de alguma forma. Trabalhamos com os alunos os sentimentos de concorrência, competição, superação, respeito ao próximo, limites do corpo e esperança no coração de cada um. Para eles, é muito bom sair da escola e, principalmente ter contato com o ambiente universitário aqui da UFG, uma parceria de grande valia devido a boa estrutura física e esportiva que tem a faculdade”, pontuou.

A expectativa é que mais de dois mil alunos do Ensino Fundamental e Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos (Eaja) participem do Festival nos dois dias. “O que nós fazemos hoje é garantir que nossos alunos tenham espaço adequado para que possam conviverem juntos e além do quadro e do giz, do ambiente escolar. Não se aprende somente em sala de aula. Cada coisa que fazemos juntos ajuda para que essas crianças se transformem nos cidadãos que queremos para o futuro”, afirmou o secretário municipal de Educação e Esporte, Marcelo Costa.

Os Jogos Educacionais são realizados pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e têm como objetivo a socialização da prática esportiva, com a participação de aproximadamente 25 mil educandos . Realizado em forma de festivais, oferece aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, a vivência das seguintes modalidades atletismo, oficina de xadrez, tênis, de mesa, trilhas educacionais, futsal, voleibol, basquetebol, handebol e queimada.

Lívia Máximo, Educação e Esporte

Foto: Eulices Maria