Página inicial > Institucional > Notícias > Escola Municipal Dom Fernando utiliza horta própria na merenda escolar

Escola Municipal Dom Fernando utiliza horta própria na merenda escolar

Criado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h47 | Publicado: Sexta, 08 de Junho de 2018, 15h47 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Alunos da instituição do setor Goiânia Viva cultivam verduras e hortaliças. Objetivo é promover melhoria na qualidade do lanche servido

hortaHá três anos, a Escola Municipal Dom Fernando Gomes dos Santos, localizada no setor Goiânia Viva, desenvolve um trabalho de horta escolar na instituição. Desde o ano passado, o projeto, que já conta com a assistência do Horta Escolar, programa da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), ganhou incentivo do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde).

Na instituição, o projeto consiste na preparação, cultivo, cuidado e colheita de verduras e hortaliças. Dentre as culturas, a escola planta alface, acelga, cebolinha, coentro, salsa, couve, quiabo, jiló, mandioca e abóbora. Depois da fase de colheita, os alimentos são levados à cantina da escola para a preparação da merenda das crianças.

A professora responsável pelo projeto na escola, a pedagoga Cinthya Souza, conta que a unidade foi convidada a participar do projeto do Fnde e que a consolidação do plano piloto para inscrição no pleito nacional foi iniciada ainda na gestão anterior e finalizada no ano passado. Como instituição classificada, a Dom Fernando adquiriu verba para a compra de mudas e fabricação de canteiros.

“Nós já tínhamos um projeto-piloto, inscrevemos no Fnde e ganhamos um valor para fazer os canteiros e adquirir as mudas. O papel do programa é nos dar condição para que essa ação continue. A escola já tem histórico com a horta. Quando fundamentamos o projeto ano passado, finalizei a escritura e recebemos uma verba. Fizemos fileiras de canteiros”, contou.

A Escola Municipal Dom Fernando atende crianças da Educação Infantil até o Ciclo III do Ensino Fundamental. Mais de 300 alunos, de todas os níveis da instituição, participaram de algumas das etapas no processo da horta escolar.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte