Página inicial > Institucional > Notícias > 1ª Mostra da Rede Municipal de Núcleos Musicais reúne alunos em apresentação no Teatro Goiânia

Criado: Terça, 15 de Maio de 2018, 10h50 | Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 10h50 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Criada pelo prefeito Iris Rezende no mês de abril deste ano, a Rede tem a parceria da Orquestra Sinfônica de Goiânia e busca levar ao maior número de pessoas possível o contato com a música

banda marcialA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult), promoveu na noite desta segunda-feira, 14, a 1º Mostra da Rede Municipal de Núcleos Musicais. O evento foi realizado no Teatro Goiânia, no Centro da Capital.

Alunos das bandas marciais, grupos de violino e violão das escolas municipais Jardim Nova Esperança, Professor Percival Xavier e Santa Terezinha; além da Orquestra Sinfônica Profetas do Cerrado, se apresentaram para a plateia que lotou o teatro e aplaudiu de pé.

Rita de Cássia Pereira de Souza é estudante de Pedagogia e mãe do aluno Arthur Henrique de Souza Sena. Orgulhosa, ela se emocionou ao ver o filho no palco de um teatro pela primeira vez. “É um projeto formidável! Os professores são muito empenhados e preocupados com algo além da música, eles se preocupam também com a disciplina e a formação dos alunos. Eu também fiz parte de banda marcial e foi muito bom pra mim, e está sendo da mesma forma para o meu filho”, disse.

Criada por meio da Lei nº 00527, de 13 de dezembro de 2017, sancionada pelo prefeito Iris Rezende no mês de abril deste ano, a Rede tem a parceria da Orquestra Sinfônica de Goiânia e atua em escolas municipais, centros comunitários, casas de cultura e igrejas buscando levar ao maior número de pessoas possível o contato com a música.

“Cada escola tem um núcleo e professores que ensinam alguma habilidade musical. O projeto está fluindo bem, os alunos estão aprendendo, e queremos melhorar cada vez mais. O mais interessante é a oportunidade dada a cada criança de se desenvolver cognitivamente por meio do estudo de várias linguagens musicais. Hoje temos músicas que fazem apologias ruins, então trabalhamos com um foco mais erudito com os nossos alunos”, pontuou o coordenador pedagógico da Rede Municipal de Núcleos Musicais, Régis Jayme.

Aos 13 anos e cursando o 8º ano na Escola Municipal Professor Percival Xavier Rebelo, a aluna Sthefany Cristina Silva Simões estava nervosa para a apresentação. “Faço música desde o 4º ano. Acho ótimo, aprendi muito fácil e os professores são muito bons, ensinam direitinho. Apresentar em um teatro é uma emoção enorme. Estou muito feliz hoje”, declarou.

Noel Carvalho é o professor regente do núcleo da Sthefany e ficou feliz em ver os alunos tão felizes e empolgados para a primeira apresentação. “A banda tinha sido desativada e no final do ano passado retomamos com o projeto. Então, estamos recomeçando, é um processo, mas os alunos estão motivados e, se Deus quiser, ainda vamos muito longe”, ressaltou.

Lívia Máximo, da editoria de Educação e Esporte