Página inicial > Institucional > Notícias > Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni comemora Dia Nacional da Matemática

Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni comemora Dia Nacional da Matemática

Criado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 16h47 | Publicado: Quarta, 09 de Maio de 2018, 16h47 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Ação é resultado do curso 'Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica', promovido pela SME

25299048 393451051110273 1533571127534134222 nA Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni, localizada no Setor União, promove nesta quinta-feira, 10, entre 9h e 11h, atividade especial em comemoração ao Dia Nacional da Matemática, celebrado em 6 de maio. Alunos e professores prepararam ações com o objetivo de despertar na comunidade escolar o gosto pela matemática por meio de jogos e brincadeiras de raciocínio lógico matemático.

A abertura será com um breve histórico sobre a data, e, em seguida, os alunos participarão de jogos e desafios coletivos. A partir das 10h, jogos como: fechar o quadrado, jogo de multiplicação, desafio dos palitos, jogo do 21 e jogo das medidas. “A escola está toda envolvida na atividade. A professora de matematica propôs gincanas que tornam o aprendizado mais dinâmico e divertido. Os alunos estão com grande expectativa, já que é algo diferente, que atrai e foge da rotina, eles sempre gostam”, ressaltou o diretor da escola Elcimar Vilon de Lima.

Formação continuada
A atividade na escola já é resultado do curso de formação “Diálogos Matemáticos: da formação de professores à ação pedagógica”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), por meio Diretoria Pedagógica, realizado desde abril deste ano com a participação de professores de matemática e pedagogos que atuam nos ciclos II e III da rede municipal.

Os encontros são realizados por Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e são uma consolidação e ampliação do projeto iniciado em 2017. “O projeto 'Diálogos Matemáticos' emerge em meio à necessidade de um olhar mais atento ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. No ano passado, realizamos encontros com mais de 300 profissionais e vimos a necessidade de promover uma conformação continuada para a discussão e elaboração de novas metodologias de ensino”, ressaltou a professora Márcia Friedrich, apoio da Gerência de Educação Fundamental da Infância e da Adolescência da SME e uma das formadoras do curso.

A Atividade segue até novembro, com 60 horas, sendo 28 horas presenciais e 32 horas não presenciais. “Estamos felizes com os resultados. Esta ação na Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni já é um deles e muito positivo. São metodologias de ensino inovadoras, que buscam envolver os alunos em um aprendizado leve e criativo, o que acaba gerando a melhoria na qualidade do ensino-aprendizagem”, completou a professora.

Serviço
Assunto: Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni comemora Dia Nacional da Matemática
Data: 10 de maio
Hora: 9 às 11h