Página inicial > Institucional > Notícias > SME realiza Seminário Arte Educação com professores da rede

SME realiza Seminário Arte Educação com professores da rede

Criado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 14h03 | Publicado: Quarta, 18 de Abril de 2018, 14h03 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Ação tem como objetivo promover a reflexão sobre Arte Educação com os profissionais da rede de ensino municipal

ojgNa manhã desta quarta-feira, 18, teve início o Seminário Arte Educação da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). O evento faz parte dos preparativos para o Festival Arte Educação, feito pela Prefeitura de Goiânia desde o ano de 2012.

Realizado no auditório da Área I da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), na programação matutina, o seminário contou com contextualização histórica do Festival, com relatos e trocas de experiências de três professoras da rede: Sabrinna Rezende, do Cmei Cecília Meireles; Janaína Pimenta, da Escola Municipal Orlando de Moraes; e Tamar Nogueira, do Centro de Orientação, Reabilitação e Assistência ao Encefalopata (Corae).

A gerente de Projetos Educacionais da SME, professora Maria da Luz Ramos, falou sobre a importância do Seminário, destacando o fato de que cada profissional envolvido nos processos do Festival Arte Educação são de suma relevância para a história e realização de um projeto já consolidado e de sucesso como o festival.

Além dos relatos de experiência, na parte da manhã, a professora doutora Leda Maria de Barros, da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás (UFG), ministrou a palestra “Narrativas de uma luta: ensino de Arte no Brasil”. Além disso, Leda é presidente da Federação dos Arte Educadores do Brasil (Faeb).

Na parte da tarde serão ministrados minicursos nas cinco áreas artísticas componentes do Festival Arte Educação: artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro. Em artes visuais, a professora Mônica Mitchell lecionará sobre a 'Tridimensionalidade na Arte'; no audiovisual, o professor Yves de Sousa falará sobre 'Mídias contemporâneas no contexto escolar'; na dança, a professora Flaviane Ferreira abordará a 'Dança/Educação, primeiros movimentos'; na música, a professora Nilceia Protásio ministrará 'O canto e a improvisação como possibilidades na educação musical escolar'; e no teatro, a professora Karine Ramaldes destacará o 'Teatro, Jogo e Improviso'.

Festival Arte Educação

O Festival Arte Educação é realizado desde o ano de 2012 e tem como objetivo valorizar as produções feitas pelas instituições educacionais da Rede Municipal de Ensino em cinco frentes de trabalho: artes visuais, audiovisual, dança, música e teatro. O evento é realizado durante todo o ano letivo e dividido em etapas, conforme cronograma estipulado pela Gerência de Projetos Educacionais com as instituições de ensino.