Página inicial > Institucional > Notícias > Escolas municipais aliam uso da tecnologia com educação pela paz

Escolas municipais aliam uso da tecnologia com educação pela paz

Criado: Segunda, 05 de Março de 2018, 08h09 | Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 08h09 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Projetos foram premiados em concurso do Ministério Público do Estado de Goiás e envolvem toda a comunidade escolar

projetos mpTrês escolas da rede municipal de Educação foram premiadas no concurso “Paz na escola. Eu curto!”, do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO). A iniciativa do órgão estadual teve como objetivo fomentar a cultura de promoção pela paz nas escolas e o uso das novas tecnologias, já que como premiação foram dados computadores inutilizados pelo MP.

Neste sentido, a Escola Municipal Professor Lourenço Ferreira Campos elaborou o projeto “Comunidades de Aprendizagem: Juntos Pela Paz”, com a finalidade de transformar a escola em um espaço de diálogo, comunicação e promoção da paz se valendo do uso de meios tecnológicos, tais como realização de trabalhos com livros digitalizados, formação de toda a comunidade escolar para o uso de computadores e o uso de redes sociais para divulgação das ações de paz da instituição.

A Escola Municipal Paulo Teixeira de Mendonça foi premiada com o projeto intitulado “Paz nos ambientes escolares – Nós curtimos”, fazendo alusão ao nome do próprio concurso. A proposta da escola traz a criação de blogs e sites, os quais confiram ambientes de discussão, registro de dados, textos e opiniões acerca da educação pela paz na instituição. O sítio é dividido em categorias, com espaços para problematizações, perguntas e ideias dos próprios educandos. Além disso, o projeto busca a criação de um jornal eletrônico feito por alunos, professores e profissionais de toda a escola.

Já a Escola Municipal de Tempo Integral Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves teve como projeto “O uso das artes e das TICs (tecnologias de informação e comunicação) na promoção da cultura da paz na Escola de Educação Básica”. O eixo norteador deste projeto partiu do seguinte questionamento: Como articular as linguagens artísticas e culturais às tecnologias na formação da identidade dos sujeitos culturais ativos e protagonistas para o fomento de uma cultura de paz no ambiente escolar?

A instituição atende alunos dos Ciclos I e II e como primeira atividade do projeto propõe “Os sons da escola” que tem como propósito refletir sobre os sentimentos gerados pelos sons presentes na escola ao longo do dia: sons de briga, de sorrisos, de atividades avaliativas, das sirenes da escola, das diferentes aulas, o barulho produzido na hora do almoço e do sono.

Todas as três escolas foram contempladas com 20 computadores cada, que serão utilizados para a criação de salas multifuncionais e de informática. Além delas, o concurso “Paz na escola. Eu curto!” premiou outras 9 escolas por todo o estado de Goiás, passando pelas cidades de Goiás, Jaraguá, Itauçu, Uruana, Itapuranga, Santa Rita do Araguaia, São Luís dos Montes Belos, Itaberaí e Ceres. A entrega dos computadores às escolas municipais de Goiânia foi feita na última quarta-feira, dia 28.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte
Foto: Hágabe Carvalho e Aline Cavalcanti