Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura empossa 164 diretores de escolas e Cmeis de Goiânia

Prefeitura empossa 164 diretores de escolas e Cmeis de Goiânia

Criado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 10h17 | Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2018, 10h17 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

A noite desta quarta-feira, 21, foi marcada pela solenidade de posse de 164 diretores de unidades educacionais da rede municipal de ensino de Goiânia, evento realizado no auditório da área V da PUC-GO e promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME). Os gestores firmaram o compromisso de administrar escolas e centros municipais de Educação Infantil (Cmeis) durante o próximo triênio, 2018 a 2020.

Ao dar as boas vindas aos empossados, o secretário de Educação e Esporte, Marcelo Costa, ressaltou a importância dos diretores e diretoras à frente das atividades das instituições. “O diretor é o líder, é quem motiva a equipe e consegue extrair as grandes potencialidades das pessoas envolvidas no processo educacional dos nossos alunos. A boa gestão de vocês é a boa gestão da secretaria. Somos mãos que se apoiam, se ajudam. Que Deus nos abençoe e nos dê a coragem de realizar tudo que queremos, nos dê sabedoria para seguirmos no caminho certo. Cada diretor tem o poder da transformação da escola em algo melhor, que forma pessoas para a cidadania, de fato”, pontuou o secretário.

De acordo com a superintendente administrativa e financeira da SME, Maria Aparecida Barbosa dos Santos, ser diretor é acima de tudo ser um bom administrador. “Ele tem que saber trabalhar com o colegiado, buscar a colaboração da comunidade, tudo isso faz com que o diretor seja o grande ordenador dos processos dentro da instituição. A secretaria precisa muito da colaboração de cada um para que as questões financeiras e administrativas funcionem bem. Não adiantaria para nós, enquanto secretaria, fazer uma administração se não tivéssemos a colaboração dessas grandes pessoas que são os diretores de escola, ajudando em todos os processos, desde a distribuição da merenda até a organização geral da escola”, afirmou.

Já para a superintendente pedagógica e de esportes da SME, Ampara Barros, se houver um equilíbrio entre a parte administrativa e a pedagógica, o bom andamento da gestão estará garantido. “Esperamos que esses novos gestores venham com muito ânimo, determinação e vontade de fazer melhorias na qualidade da aprendizagem. Nós temos alguns desafios e algumas dificuldades pela frente, como por exemplo, na alfabetização, na melhora da leitura e escrita. Então, acredito que se esses novos gestores estiverem muito empenhados e trabalharem com eficiência, com certeza nós vamos melhorar”, disse.

Em seu primeiro mandato, Whashington Luiz Fraga, diretor da Escola Municipal Professor José Décio Filho, está com boas expectativas para realização de um bom trabalho. “Quero deixar o legado de boas relações interpessoais. Tenho cinco anos de rede e quero levantar a bandeira da Educação. Nós, professores, acreditamos que a Educação é o futuro, e eu acredito que só com ela podemos melhorar. Quero enfrentar o desafio de melhorar a escola junto aos alunos, servidores, pais e comunidade. Quero ouvir as necessidades e ajudar da melhor forma possível”, disse.

Para apoiar e orientar os diretores, a SME conta com o trabalho da Diretoria de Administração Educacional. “Estamos à disposição e ofereceremos todo o suporte para que a gestão seja estruturada, visando sempre o desenvolvimento de uma Educação de qualidade. Que aqui fique firmado o compromisso de todos de administrarem fazendo o uso de suas habilidades e competências. Parabéns a todos!”, concluiu a diretora Leila Barbosa de Souza.

Lívia Máximo, editoria de Educação e Esporte

Fotos: Aline Cavalcanti