Página inicial > Institucional > Notícias > Projeto Horta Escolar inicia oficinas de plantio em escolas e Cmeis de Goiânia

Projeto Horta Escolar inicia oficinas de plantio em escolas e Cmeis de Goiânia

Criado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h51 | Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 16h51 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Ação, promovida pela SME, ensina cultivo de alimentos orgânicos e incentiva alimentação saudável

WhatsApp Image 2018 02 20 at 15.22.36O Projeto Horta Escolar, idealizado pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME), iniciou nesta terça-feira, 20, o cronograma de oficinas de plantio, previstas para o ano letivo de 2018. A primeira oficia foi realizada pela manhã, no Cmei José Alves Batista e, depois, foi a vez da Escola Municipal Isabel Espiridião Jorge.

Realizada pela equipe técnica da Gerência do Programa de Alimentação Escolar, a oficina tem uma proposta educativa, ensinam o cultivo e hortaliças e incentiva a alimentação saudável. Desde 2006, Nestor Valverde é apoio técnico e um dos coordenadores do projeto. Junto com uma equipe de profissionais dedicados, se orgulha dos resultados.

“Vemos a resposta de nossas ações na satisfação das crianças em aprender, entender desde o plantio até a colheita, já com as plantas crescidas. Então, é gratificante acompanhar esse processo da terra até o prato”, comenta.

Atualmente, mais de 200 instituições recebem o projeto na rede municipal de ensino. Em hortas convencionais ou pneus, as unidades educacionais plantam e utilizam legumes e hortaliças na merenda. Os mais comuns são couve, cebolinha, coentro, alface, acelga, pimenta, pimenta-de-cheiro, entre outros alimentos e temperos.

O cronograma de oficinas é semanal e segue pré agendamento. Nesta quarta-feira,21, às 9h, o projeto chega ao Cmei Village Atalaia. No vespertino, às 15h, os alunos da Escola Municipal Residencial Monte Carlo participam da oficina.

Já na quinta-feira, 22, será a vez do Cmei Bairro Santo Hilário, de manhã, e da Escola Municipal Padre Lima. Para encerrar a semana, na sexta-feira, 23, a oficina será no Cmei Jardim Guanabara I.

“É um momento de descontração e aprendizado. Nós cantamos músicas, tocamos violão, os aluns se divertem e acabam tomando gosto por conhecer melhor os alimentos mais saudáveis”, concluiu Nestor Valverde.

Serviço

Assunto: Projeto Horta Escolar inicia oficinas de plantio em escolas e Cmeis de Goiânia

Local: Escolas e Cmei de Goiânia, conforme cronograma semanal

Hora: 9h e 15h