Página inicial > Institucional > Notícias > Eleições para diretores de instituições educacionais acontecem nesta quinta-feira

Criado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 10h34 | Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2017, 10h34 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Pleito elegerá gestores para o próximo triênio em 168 unidades de educação da rede municipal

430824962962963Nesta quinta-feira, dia 14, serão realizadas as eleições para diretores das instituições de ensino da rede municipal. O pleito acontecerá das 7h às 20h30, de acordo com os turnos de funcionamento de cada unidade. O mandato de cada diretor será de três anos e as comissões eleitorais formadas são responsáveis por fiscalizar todo o processo.

Das 179 unidades de ensino, cerca de 168 terão candidatos para o pleito, que será composto por votos de profissionais de educação, servidores efetivos e educandos maiores de 12 anos, no caso das escolas, e pais ou responsáveis, no caso dos Cmeis.

Será computado somente um voto de pai ou responsável por aluno em cada Cmei. Para a realização das eleições, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) reuniu representantes das comissões eleitorais de cada instituição para passar as devidas orientações a respeito de quem está apto a votar em cada unidade de ensino, como cada um deve votar, como compor as mesas eleitorais, esclarecimentos sobre a computação dos votos, como deverá ser cada urna de votação e as regras para validação e anulação de votos.

Thaís Morais, auxiliar de secretaria da Escola Municipal Professora Deushaydes Rorigues de Oliveira, localizada no Loteamento Celina Park, e presidente da comissão eleitoral da instituição, afirmou que ter toda a participação da comunidade escolar num processo democrático de eleição contribui para a melhor representatividade de todos.

“A partir do momento que trabalhamos num sistema político que prega a participação popular nos processos no país como um todo, esse modo de eleger um dirigente é muito positivo. A participação democrática da comunidade reforça para que os anseios das mesmas tenha representatividade na diretora eleita”, pontuou.

Núbia Alves, da Editoria de Educação e Esporte