Página inicial > Institucional > Notícias > III Festival de Interatividade reúne alunos da iniciação esportiva em natação

III Festival de Interatividade reúne alunos da iniciação esportiva em natação

Criado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 09h27 | Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2017, 09h27 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Evento, realizado hoje no Clube do Povo, teve provas competitivas de natação entre os alunos das escolinhas

Cerca de 100 crianças e adolescentes da rede e comunidade das regiões Noroeste e Sul de Goiânia participaram na manhã de hoje, 11, do III Festival de Interatividade, no Clube do Povo. O objetivo do evento é promover a interação entre os alunos e professores, oportunizar a competição saudável e incentivar a prática e o aperfeiçoamento das técnicas da natação.

Os alunos de três profissionais das escolinhas de iniciação esportiva em natação disputaram provas competitivas na piscina. O Festival de Interatividade é um evento semestral que inclui alunos dos núcleos de iniciação de natação do Clube do Povo e do SindiGoiânia, coordenados pela Gerência de Iniciação Esportiva da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME).

De acordo com a professora Érica Dias, as aulas de natação nos núcleos oportunizam a vivência de um esporte que muitos não conhecem. “Muitos alunos não tem como pagar uma academia ou escolinha de natação e, por isso, as atividades oferecidas são muito importantes na comunidade. No Festival, temos como promover a interação entre esses alunos”, ressaltou.

“Além de demonstrar para os pais o que aprenderam, as crianças e jovens participam de uma competição. Aqui não trabalhamos com o princípio de formar atletas e sim com a inclusão, a prática da cidadania e o incentivo a uma vida mais saudável. Atendemos a faixa etária de 5 a 17 anos e ensinamos também os alunos a se portarem, interagirem com as famílias e outros aspectos”, afirmou o professor do núcleo do Clube do Povo, Guilherme Gomes de Oliveira.
Wendel Cavalcante, morador do Setor do Alto Vale, pai de Bernardo, 7 anos, levou o filho para o Festival. “Depois que ele começou a participar das aulas de natação, ficou mais ativo com outras crianças, já nada sozinho e aprendeu muito. É bom para sair da rotina e se integrar mais com outras crianças, destacou.

A aluna Vitória Rodrigues, 14 anos, contou que já teve muitos ganhos com a natação. “Já frequento as aulas do clube há dois anos e aprendi todos os nados, aperfeiçoando cada vez mais as técnicas. Também emagreci, tenho desenvolvimento respiratório melhor, além de ser perto de casa e encontrar as colegas”, relatou.

Competição

Nas piscinas de 12 e 25 metros, os alunos participaram das provas crawl com prancha, costas com prancha, pernada de crawl sem prancha, pernada de costas sem prancha crawl, costas, peito, borboleta. As categorias que integraram o Festival foram Pré-mirim, Mirim, Petiz, Infantil, Infanto-juvenil e Júnior. Todos os alunos receberam medalhas de participação, além das medalhas de premiação para 1º, 2º e 3º lugares.

Daniela Rezende, editoria de Educação e Esporte