Mais de 6 mil profissionais participam de palestras sobre Educação Infantil no encerramento do Projeto Tessituras Pedagógicas 2025
Educação Municipal promoveu palestras formativas para coordenadores, diretores e professores, com o objetivo de ampliar espaços de diálogo e fortalecer aprendizagens voltadas à atuação na Educação Infantil
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Gerência da Educação Infantil (Gerein), realizou nesta segunda-feira (1º/5) palestras com as professoras doutoras Suely Amaral Mello, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e Ângela Maria Scalabrin Coutinho, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no encerramento do Projeto Tessituras Pedagógicas 2025.
“A Educação Infantil tem desenvolvido um trabalho relevante, que faz diferença no processo educativo de nossas crianças. O projeto ‘Tessituras Pedagógicas’ qualifica a formação dos profissionais dos Cmeis e Ceis e contribui, significativamente, para a aprendizagem dos educandos. É um trabalho cuidadoso e competente”, destacou a secretária municipal de Educação, Giselle Faria.
A abertura contou com a atriz Sabrinna Cafué, que apresentou a contação de história “O grande saci”, de sua autoria. Logo após, a Prefeitura de Goiânia realizou a entrega simbólica de 12 instrumentos musicais destinados a todas as unidades educacionais de Educação Infantil.
Responsável pela palestra “A construção do conhecimento na perspectiva da teoria histórico-cultural”, Suely Amaral destacou o avanço da Educação Infantil em Goiânia. “Bebês e crianças nos surpreendem ao expressar suas capacidades e elaborar explicações sobre fenômenos. Por isso, é fundamental que os professores estejam preparados para reconhecer e potencializar essas situações. Esse projeto tem oferecido a formação necessária para isso”, avaliou.
Na palestra “Avaliação da e na Educação Infantil: Concepções, contradições e proposições”, Ângela Maria Scalabrin reforçou a importância da avaliação na primeira etapa da Educação Básica e destacou o compromisso da educação com a formação contínua e integrada dos professores, alinhada às demandas da rede e ao acompanhamento das aprendizagens das crianças.
Tessituras
O projeto Tessituras Pedagógicas: Diálogos e Ação é uma iniciativa da SME, promovido pela Gerinc para servidores da Educação Infantil. O projeto, visa garantir espaços de diálogo para os profissionais, fortalecendo os processos colaborativos de ação coletiva na implementação de políticas públicas.
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia