Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Notícias > Prefeitura de Goiânia realiza 1ª Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos
Início do conteúdo da página

Prefeitura de Goiânia realiza 1ª Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos

Criado: Quinta, 27 de Novembro de 2025, 10h18 | Publicado: Quarta, 12 de Novembro de 2025, 10h18 | Última atualização em Quinta, 27 de Novembro de 2025, 10h18

Evento reuniu cerca de 400 pessoas no auditório da PUC-GO. EJA é uma modalidade da rede municipal voltada para pessoas que não tiveram acesso à escola na idade adequada ou que desejam retomar os estudos

mostra EJAA Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou, na noite de terça-feira (11/11), a 1ª Mostra Cultural da Educação de Jovens e Adultos (EJA), no auditório da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre estudantes, professores e convidados das 17 escolas e 10 extensões que ofertam a modalidade na capital.

A EJA é uma modalidade da rede municipal voltada para pessoas que não tiveram acesso à escola na idade adequada ou que desejam retomar os estudos. A mostra teve como objetivo valorizar o trabalho e a participação dos estudantes, além de fortalecer o papel da EJA como espaço de inclusão, cidadania e transformação social. A programação incluiu exposição de trabalhos artísticos e artesanais, além de apresentações culturais, musicais e palestras com temas voltados à reconstrução do saber e à dignidade humana.

O gerente da EJA na SME, Emerson Martins, destacou a importância da modalidade como instrumento de transformação social. “A EJA abre janelas para os sonhos, o conhecimento e a cidadania. É um espaço de socialização e de novas aprendizagens para aqueles que, por algum motivo, não puderam estar na escola antes. Para nós, é transformar vidas”, afirmou.

A abertura da mostra contou com apresentação da banda do Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves (Cetan), dirigida pelo professor Ítalo Amaral, com 40 integrantes. Em seguida, foram ministradas palestras com os temas “A EJA como espaço de reconstrução do saber e da dignidade humana”, pela professora Dra. Sandra Valéria Limonta (UFG), e “Ressignificando olhares, construindo saberes”, apresentada pelo professor Dr. Hugo Gabriel Mota, diretor da Escola Municipal Madre Francisca.

As atividades culturais tiveram destaque especial, com apresentações de catira, capoeira e carimbó, além da exposição de obras produzidas pelos alunos. O encerramento foi marcado por músicas autorais sobre a Educação de Jovens e Adultos, compostas e interpretadas por estudantes das escolas Jesuína de Abreu, Marília Carneiro Azevedo Dias e das extensões Casa de Deus e Vida Nova.
Para Carmem Luíza Vieira, de 72 anos, aluna da Escola Municipal Centro de Trabalho Comunitário Casa de Deus, a EJA representa uma nova chance de aprendizado e convivência.

“Nunca tinha estado em uma universidade. A escola me trouxe alegria, amigos e aprendizado. Hoje sei escrever meu nome, participo de pintura, ginástica e aprendo até sobre remédios naturais. A EJA me devolveu a felicidade”, relatou.

Fotos: SME

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

registrado em:
Fim do conteúdo da página
Logo sme

Redes sociais

Localização

Endereço: R. 227-A, 331, Qd. 67-D - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74.610-060

Horário de funcionamento diurno: 07h às 18h todas unidades e gerências.
Horário de funcionamento noturno: 18 às 22h