Coral Vozes em canto apresenta Musical “Natal Brasileiro” no Centro Cultural Oscar Niemayer
Musical foi composto por 8 músicas de Ana Luiza de Geus e texto de Ismael Scheffler e apresenta, de forma simbólica, a história do Natal, em contexto brasileiro
A Secretaria Municipal de Educação(SME), por meio da Gerência Inovação, Captação e Projetos Especiais – GERIPE, promoveu nesta terça-feira (18/11) o espetáculo “Natal Brasileiro”, no palco do Centro Cultural Oscar Niemayer. O musical foi exibido pelo grupo Coral Vozes em Canto, composto de 8 escolas municipais.
O espetáculo “Natal Brasileiro”, sob a regência da professora Adriana Goulart e com apoio instrumental da professora Andréa Stewart, é composto por oito músicas de Ana Luiza de Geus e texto de Ismael Scheffler. A apresentação retratou, de forma simbólica, o nascimento de Jesus. Segundo a maestrina Adriana Goulart, a receptividade ao coral tem sido muito gratificante, tanto para ela quanto para as crianças e adolescentes que dele fazem parte.
Além das músicas apresentadas pelas crianças, as atrizes Sabrinna Cafué e Alice Cafué interagem no palco, imaginando como teria sido a história natalina, se o cenário fosse brasileiro. Há gaúcho, nordestino, indígena e a narrativa é recontada de maneira criativa, utilizando músicas, ritmos e personagens tipicamente brasileiros.
Os elementos brasileiros são amplamente conhecidos, assim como a história do Natal. No musical, esses dois universos ganham novos significados e mostram que o Natal não ficou no passado, mas permanece como uma narrativa que faz sentido para todas as pessoas, em qualquer lugar e época. Mais de 600 estudantes assistiram à apresentação.
A vice-prefeita de Goiânia, Cláudia Lira, que acompanhou o musical, afirmou ter apreciado muito o espetáculo. “Essa apresentação é de extrema importância. Espetáculos culturais como este têm um significado especial tanto para os estudantes que integram o coral quanto para aqueles que assistem”, comentou.
“Além de ser um entretenimento para toda a família, o musical proporcionou muitos aprendizados. Tenho certeza de que, no coraçãozinho dessas crianças, ficarão guardadas muitas emoções. Isso também é uma forma de educar. Nossas escolas devem promover mais arte, como essa cantata; a educação precisa ser integral”, destacou.
A estudante Mariana Silva de Moraes, 13 anos, assistiu à cantata e disse que se emocionou com a história contada e com as músicas. “Quase chorei, pensando que muitas crianças nascem como Jesus, em lugares pobres e sem condições e conforto. Achei tudo muito lindo, as músicas e as imagens criadas em animação 3D”, comentou.
Sobre o Coral
O Vozes em Canto é um trabalho de musicalização com 400 estudantes de 8 escolas da Rede: EM São José – EM Manoel José de Oliveira – EM Profª Lousinha – EMTI Juscelino Kubitschek – EM Profª Marlei Garcia – EM José Alves Vila Nova – EM Frei Demétrio Zanqueta – EM Ribas Júnior.
Durante todo o ano, crianças e adolescentes participam de ensaios para as cantatas que serão apresentadas próximo ao Natal. Além das músicas especialmente preparadas para a época natalina, os estudantes também têm aulas de canto e estudam repertórios variados, que incluem obras clássicas e populares. Eles têm entre 8 e 12 anos e estão matriculados do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental.
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
Relacionadas
Mabel envia projeto à Câmara para bônus de até R$ 10 mil aos servidores da Educação
Educação Municipal aplica Saego-Alfa para medir aprendizagem no 2º e 5º ano
Feira de Ciências da SME expõe inovação, criatividade, compromisso e muito aprendizado
Prefeitura de Goiânia promove Feira de Ciências e incentiva estudantes a desenvolverem práticas