SME realiza evento “Diálogo de Vivência” para promover conscientização sobre o câncer de mama e de colo do útero
Ação contou com a participação de Camila Mendes, que compartilhou com os servidores sua história sobre o diagnóstico do câncer de mama
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou nesta sexta-feira (31/10) o evento “Diálogo de Vivência” para promover a conscientização e incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero entre os servidores.
A ação contou com a participação da servidora Camila Mendes, que contou aos colegas sobre quando descobriu o câncer de mama, há oito meses, depois que sentiu um caroço no seio, após sua filha cair em cima dele. No dia seguinte, ela fez um exame de imagem e, em pouco tempo, veio o diagnóstico. Desde então, tem feio os tratamentos necessários e, sempre que pode, disponibiliza-se para levar informação a colegas de trabalho.
Durante o evento, Camila ressaltou que “o Outubro Rosa é para quem acha que nunca vai ter câncer. Façam o toque na mama, pelo menos uma vez na semana, façam os exames, não deixem para depois. Quem está passando por isso, tenha força. Quem não está passando, previna-se. O câncer não escolhe idade, classe social; ele acontece. Previnam-se!”.
A ação proposta pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédios (CIPA) ajuda a educar servidores sobre os sinais, sintomas e fatores de risco do câncer de mama e a importância de exames regulares, além de incentivar uma cultura do cuidado e do bem-estar, estimulando hábitos saudáveis. Esse cuidado, em longo prazo, pode levar a tratamentos menos invasivos e com maior taxa de sucesso, resultando em menos afastamentos do trabalho por motivos de saúde.
Segundo Maria Aida Sintra, da CIPA, “temos tendência de cuidar de todo mundo e, muitas vezes, esquecemos de cuidar de nós. Quando tem um evento desses nós lembramos disso”, pontua.
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia