Música e arte circense de alunos da Rede Municipal de Educação marcam desfile cívico de 92 anos de Goiânia
Ao todo, quatro bandas marciais, o coral Vozes em Canto e o Circo Lahetô levaram o talento de cerca de 450 estudantes à Avenida 24 de Outubro
Nove esc
olas da Rede Municipal de Educação de Goiânia desfilaram na manhã desta sexta-feira (24/10), durante as comemorações do aniversário de 92 anos da capital. Ao todo, nove escolas que possuem projetos de banda marcial, coral e circo participaram do evento, que aconteceu na Avenida 24 de Outubro, no Setor Campinas.
As quatro bandas marciais das escolas Jardim Nova Esperança, Professor Trajano de Sá Guimarães, Professor Percival Xavier e Ernestina Lina Marra; alunos das escolas municipais Manoel José de Oliveira, São José, Professora Lousinha e Professora Marlei Garcia compõem o coral Vozes em Canto, da Secretaria Municipal de Educação (SME), que se apresentaram ainda o hino de Goiânia.
Em destaque, a Escola Municipal Jardim Nova Esperança levou sua banda marcial à avenida e tocou várias músicas como “Asa Branca”, “Ô abre alas”, “Marinheiro só”, “Cadência/Vingadores” e “Oro-mi-ma”. De acordo com Márcio Rezende, diretor da unidade educacional, a banda marcial foi reativada em 2017 e se destaca como um projeto importante de musicalização infantil.
“O objetivo do projeto é integrar a educação musical com a educação integral do estudante, promovendo relações interpessoais saudáveis, com escuta ativa e empatia entre a comunidade escolar, resgatando todo o valor cívico e histórico das bandas marciais. Nossa banda trouxe hoje 44 estudantes, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental. É uma alegria para esses alunos a participação no desfile”, destacou o diretor.
Estudantes da Escola Municipal Bárbara de Souza Morais, integrantes do Circo Lahetô, organização civil conveniada com a Prefeitura de Goiânia, também se apresentaram sobre as pernas de pau.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, a participação no desfile estimula os estudantes no contato com a música e o intercâmbio histórico e cultural. “As escolas se empenharam no envolvimento dos estudantes com o evento, contribuindo com a formação integral das crianças, incentivando a apreciação da arte, além de participar de um momento rico de intercâmbio, sendo prestigiados por suas famílias e sociedade goianiense”, ressaltou.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia
