Página inicial > Institucional > Notícias > Vila Ambiental e Zoológico têm programação especial na Semana da Ciência e Tecnologia

Criado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 08h50 | Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2017, 06h51 | Última atualização em Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 20h58

Trilhas envolvendo a matemática, práticas corporais, exposição e outras atividades serão realizadas

Dentro da Semana Municipal de Ciências e Tecnologias, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), promove na Vila Ambiental e Zoológico programação especial voltada à temática nacional A matemática está em tudo”. Na Vila, entre os dias 25 a 27, nos turnos matutino e vespertino, a ação “Vivenciando a matemática no Parque” busca ensinar conceitos matemáticos aliados ao conteúdo ambiental.

O objetivo da ação é usar a fauna, a flora e a arquitetura para ensinar matemática e contribuir na formação dos alunos. Dentro da programação, palestra com teatro de fantoche, dinâmicas e práticas corporais e musicais, slackline, vivencia do conteúdo na trilha, jogos com reutilização de materiais recicláveis com ênfase na matemática e demonstração de cálculos e porcentagens dos danos ambientais pela ação antrópica.

'Essa semana vamos incluir a matemática de uma forma lúdica nas atividades de educação ambiental que a gente já desenvolve na Vila, como trilhas, dinâmicas com músicas e oficinas pedagógicas. Vamos fazer uma integração da escola com o espaço de parque, para as crianças aprenderem a cuidar do meio ambiente', ressalta a coordenadora pedagógica da Vila Ambiental, Maria Letícia Barbosa.

No dia 25 de outubro, intitulado “Dia C da Ciência”, ocorre também na Vila Ambiental, das 8h às 17h, exposição de trabalhos de pesquisa de alunos de diversas instituições, dentre unidades e institutos de pesquisa. Temas como paleontologia, genética forense, importância dos anfíbios, animais peçonhentos, dentre outros, serão expostos na Vila.

Zoológico

O Parque Zoológico de Goiânia, realiza no dia 26 de outubro, a Feira Socioambiental com o tema “Criança celebrando a diversidade e a cidadania”. Trilha envolvendo a matemática, apresentação artística, feira de troca, exposição de trabalhos, troca de óleo usado por detergente e mudas do cerrado serão realizados por professores e técnicos de educação ambiental. Todas as atividadesintegram também a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Instituições
Além de atividades no Parque Zoológico e Vila Ambiental, 54 unidades educacionais de Goiânia, incluindo escolas, centros municipais de Educação Infantil (Cmei) e unidades conveniadas realizam ações na Semana Municipal de Ciências e Tecnologias. Atividades como educação financeira, trabalho com medidas, visita a panificadores, distância entre casa e escola, movimentos de dança com figuras geométricas, composição musical com tabuada de multiplicação, tabela de pontuação de futsal, calculo de IMC, jogos, geometria no cotidiano, preços de combustível, entre outros.

Serviço:

Assunto: Semana da Ciência e Tecnologia