Escolas municipais recebem projeto de conscientização socioambiental
Ação ainda promove o exercício da cidadania, utilizando o cinema como recurso pedagógico interdisciplinar
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), lançou o “Projeto Luz, Câmera, Natureza e Cinema Ambiental na Escola”. As unidades educacionais municipais Itamar Martins e Benedita Luiza receberam, nesta terça-feira (02/09), a iniciativa que tem o objetivo de promover a conscientização socioambiental e o exercício da cidadania, utilizando o cinema como recurso pedagógico interdisciplinar para desenvolver competências gerais da BNCC.
O projeto é desenvolvido pela Gerência de Captação, Inovação e Projetos Especiais (Geripe). Segundo a gerente Malu Ramos, esta atividade é “extremamente pertinente e alinhada às ações que já desenvolvemos na SME no eixo de Educação Ambiental e Sustentabilidade Social.” “Trabalhar a consciência ecológica por meio do cinema é uma estratégia eficaz, capaz de dialogar com nossas crianças de forma lúdica, despertando olhares críticos para as questões ambientais que fazem parte do nosso dia a dia”, assevera.
Ana Cristina Ferreira Cavalcanti, que faz parte do Núcleo de Educação Ambiental da Geripe/SME, diz que a iniciativa mostra a importância do cuidado com o meio ambiente e ainda corrobora com o Dia do Cerrado, celebrado em 11 de setembro. “Nós estamos indo à escola com uma palestra falando sobre a fitofisionomia do bioma e sua importância. No encontro, passamos o filme “A Turma do Labareda”, de autoria do Ibama e falamos dos incêndios naturais, os criminais, orientamos a não colocar fogo nas folhas por causa da fuligem, pelo prejuízo causado a nossa respiração; e nós fazemos uma dinâmica com os estudantes”, explica.
As escolas interessadas em receberem o projeto devem entrar em contato pelo número (62) 98161-2576 e falar com Ana Cristina.
Foto: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia