Educação cria Programa Educacional de Prevenção de Conflitos para combater violência nas escolas
Programa tem como foco fortalecer vínculos e prevenir a violência no contexto escolar e nas relações humanas de toda a comunidade educacional
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Centro Municipal de Mediação Educacional, criou o Programa Educacional de Prevenção de Conflitos na Rede Municipal de Educação de Goiânia para resolver conflitos e violência nas escolas. Desde o início do ano letivo, foram atendidos aproximadamente sete mil estudantes nas instituições educacionais municipais por meio de orientações. Aproximadamente 130 escolas foram atendidas pelo Programa Educacional de Prevenção de Conflitos apenas no primeiro semestre de 2025.
O programa tem como foco fortalecer vínculos e prevenir a violência no contexto escolar e nas relações humanas de toda a comunidade educacional. Essas ações têm contribuído com a cultura da paz e com a resolução de conflitos a partir do diálogo e das Práticas Restaurativas e Transformativas.
Os profissionais ligados ao programa promovem assembleias escolares, implementam núcleos de mediação e diálogos sobre comunicação não violenta no contexto escolar. O trabalho é realizado com toda a comunidade educacional, chegando a somar 9 mil pessoas atendidas neste primeiro semestre, entre alunos, pais, professores e funcionários administrativos.
Esses profissionais são educadores do Centro Municipal de Mediação Educacional que atuam desde 2017. Eles receberam formação específica do “Programa Pilares: edificando a cultura de paz na escola”, desenvolvido pela Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da parceria com a Educação Municipal.
“Vivemos em uma sociedade permeada por conflitos. E esses números expressivos de intervenções, bem como as parcerias estabelecidas com o setor judiciário, provam que a administração da rede municipal está atenta aos problemas relacionados a todo tipo de conflito”, comenta a professora da SME e coordenadora do Programa Educacional de Prevenção de Conflitos, Clédia Maria Pereira.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia