SME promove formação em educação especial para professores de atendimento educacional especializado
Formação é direcionada aos profissionais que atuam em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai), com atendimento educacional especializado a alunos com deficiência
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Gerência de Inclusão (Gerinc), promove encontro na sexta-feira (15/8) para fortalecer as práticas pedagógicas, com ênfase na área da psicomotricidade e nas contribuições da neurociência, incentivando o trabalho colaborativo e o compartilhamento de experiências entre os profissionais da educação.
A iniciativa tem como principal objetivo atingir professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em Salas de Recursos Multifuncionais e Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai) das unidades educacionais municipais. Durante o evento, serão abordadas temáticas centrais para qualificar a atuação docente, como a importância do desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do AEE, as ações voltadas à elaboração e execução do Plano de Atendimento Educacional Especializado (PAEE), as contribuições da neurociência para o planejamento e a prática pedagógica.
As discussões visam aprofundar o olhar sobre as necessidades dos estudantes, público-alvo da educação especial e favorecer práticas pedagógicas inclusivas. Os formadores e convidados são médicos e psicólogos da clínica parceira “Mundo Kids”, que contribuirão com suas experiências e conhecimentos na área de educação especial.
Os encontros contarão ainda com exposições dialogadas e relatos de experiências, promovendo reflexões práticas sobre o trabalho realizado nas salas de AEE, em consonância com os objetivos pedagógicos e os desafios enfrentados no cotidiano escolar.
Salas de Recursos Multifuncionais
A Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) é um espaço dentro das escolas, equipado com recursos e materiais pedagógicos específicos, para oferecer o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos com deficiência, Transtornos do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades/superdotação. O objetivo principal é promover a inclusão e a acessibilidade, eliminando barreiras para a plena participação desses alunos no ambiente escolar.
Serviço
Assunto: Cerca de 200 Professores de atendimento educacional especializado recebem formação em educação especial
Data: sexta-feira (15/8)
Horário: Matutino (7h30) e Vespertino (13h30)
Local: Auditório da antiga sede da SME – Rua 227-A, 331 – Setor Leste Universitário
Fotos: Divulgação/SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia