Secretária municipal de Educação participa de Encontro Nacional sobre Inteligência Artificial
Seminário é coordenado pelo MEC, em parceria com a Unesco no Brasil e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação
A secretária municipal de Educação, Giselle Faria, participa hoje e amanhã (17 e 18/7), do seminário “Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica: construindo referenciais nacionais”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O encontro faz parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e contará com a participação de cerca de 250 pessoas, entre especialistas, gestores, pesquisadores, professores e representantes da sociedade civil. Giselle, que também é membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), esteve na mesa de autoridades que abriu o evento.
De acordo com a pasta, o objetivo do seminário é fomentar o diálogo entre instituições públicas e privadas em torno da construção de políticas e referenciais sobre o uso ético, crítico e pedagógico da IA nas escolas brasileiras. Durante o seminário, serão lançados os marcos referenciais de competências em inteligência artificial para professores e estudantes, elaborados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), estabelecendo competências essenciais para o uso responsável da IA na educação.
“O uso da inteligência artificial nas nossas escolas é um desafio imenso. A tecnologia tem que ser usada a serviço da aprendizagem, mas não é qualquer aprendizagem. Temos que estar atentos para formar estudantes críticos, criativos e com responsabilidade do uso das tecnologias. Se vamos usar nas nossas escolas a IA, temos que pensar em critérios e habilidades que teremos oportunidade de avaliar”, pontuou Giselle.
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia